William Gomes

O Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal (NTM), vinculado à Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte (SEMEC), promoveu durante toda a semana passada, de 21 a 25 de outubro, 4ª edição da Semana de Tecnologia Educacional.

O contexto educacional anseia pela busca de metodologias inovadoras de ensino, voltadas especialmente, para a participação ativa dos alunos, como indivíduos que constroem seu próprio conhecimento. A cultura digital é uma das competências trazidas pela Base Nacional Comum Curricular- BNCC, documento que estabelece habilidades e aptidões que os discentes precisam desenvolver ao longo da Educação Básica.

William Gomes

Diante desta realidade, estimular o uso das novas tecnologias digitais nas escolas faz-se necessário para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas aos discentes. As salas de tecnologias municipais (SAMTECs) implantadas em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (REME) têm a função de levar o acesso a essas tecnologias. Cabe aos professores multiplicadores subsidiar o corpo docente, fomentando o uso das tecnologias através de projetos e formação continuada.

Nesse sentido, a IV Semana de Tecnologia Educacional objetivou levar aos professores das redes municipal, estadual e privada de ensino um momento de reflexão e aprendizado no que tange a inserção de aplicativos e plataformas em sua rotina escolar.

William Gomes

Foram disponibilizadas 180 vagas em 12 opções de oficinas, ministradas pelos professores multiplicadores das salas de tecnologias municipais, aliando tecnologia, conhecimento e prática pedagógica.

Para a SEMEC, a tecnologia contribui para o desenvolvimento e a inovação. Metodologias inovadoras devem fazer parte da prática do professor do século XXI, que precisa enxergar a tecnologia como aliada no processo de ensino e aprendizagem.

Dentre as opções ofertadas podemos destacar:

• Edmodo - é a rede social das escolas. Com Edmodo é possível criar classes, grupos, enviar mensagens, compartilhar materiais de aula, aplicar testes e avaliações. Além disso, você pode curtir e comentar em um ambiente seguro e fechado.

• Plickers - é uma ferramenta de administração de testes rápidos, que permite o professor escanear as respostas e conhecer em tempo real o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula.

• Purposegames - é uma ferramenta online que permite criar vários tipos de jogos e utilizá-los em diversas áreas, tais como; questionário de texto e imagem, jogo de correspondência, questionário de múltipla escolha, entre outros.

• Nearpod - é um aplicativo que permite ao professor montar suas aulas, criar apresentações incríveis, compartilhar conteúdos, monitorar e gerenciar os dispositivos dos alunos (celulares, notebooks, etc.), realizar atividades presencial ou à distância acompanhando em tempo real.

• Google Planilhas - ferramenta do Google que permite aos usuários criar, editar e colaborar com documentos criados a partir do serviço de planilhas online, salvo no Google Drive, além de ser compartilhadas e editadas simultaneamente entre os usuários.

• Google Sites - outra funcionalidade do Google que permite aos usuários criar um site simples e bonito. O site é totalmente gratuito, e você pode criá-lo e editá-lo facilmente no seu computador ou smartphone.

• Quizizz - é uma ferramenta digital online que possibilita a criação de questionários dinâmicos e ensino gamificado. Ela possibilita que os alunos pratiquem juntos cada um no seu tempo.

• Canva - uma ferramenta de design gráfico, simples e gratuita. Com o Canva você pode produzir convites, panfletos, cartões, posters, apresentações e muito mais.

• Mapas Mentais - esta ferramenta possibilita a criação e compartilhamento de gráficos, diagramas e fluxogramas. Os alunos aprenderão com mais facilidade ideias e conceitos que, de outra forma, poderiam ser difíceis de assimilar.

• Gradepen - ferramenta que objetiva facilitar e automatizar boa parte do processo de criação e correção de provas. O professor cria e personaliza a avaliação pelo site e, depois, pode corrigi-la diretamente do seu celular.

• Livrosdigitais - é uma plataforma para a criação de livros de forma prática, simples e gratuita, nela qualquer pessoa cadastrada pode criar, publicar e compartilhar seu livro, ou até mesmo, imprimi-lo em formato de livreto para distribuição.

• Sílabe - é uma plataforma que permite a criação de aulas com slides, textos, vídeos e atividades. Ela possibilita matricular sua turma, criar suas aulas e disponibilizar atividades aos seus alunos.