A Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo de Tecnologia Educacional, durante cerimônia que aconteceu na manhã de hoje, 01, realizaram entregas de certificados e kits de robótica aos alunos do Clube de Robótica Sustentável.

Manter os alunos motivados durante as aulas sempre foi um desafio para os professores e gestores, controlar o foco e a atenção dos alunos fora do ambiente escolar foi o grande desafio do ensino remoto, que buscou através de estratégias de aprendizagem e comunicação integradas, alcançar os discentes de alguma forma.

O Clube de Robótica que está em funcionamento desde julho, atende 199 alunos no período de contraturno das escolas municipais. A robótica vai muito além da programação de robôs, é um processo de aprendizagem que incentiva o pensamento de forma criativa, eficiente, lúdica e significativa.

Devido ao sucesso do projeto, o mesmo passará de experimental para permanente em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, a partir de 2023. E, para potencializa-lo de forma mais dinâmica e eficaz a prefeitura municipal investiu R$184.047,60 em materiais para a montagem de mais de 250 kits de robóticas que serão disponibilizados em todas as escolas municipais.

Para a coordenadora do núcleo de tecnologias educacionais, Kelle Ester, o apoio do governo municipal e da secretaria de educação é fundamental para fazer o projeto acontecer. “A inovação e educação precisam de apoio e graças a esse incentivo estamos conseguindo levar dinamismo e inovação. Estamos trazendo a tecnologia de forma diferenciada. Agradeço todos que fazem parte do projeto e não posso deixar de parabenizar os professores multiplicadores potencializam essas inovações nas escolas”, discursou a coordenadora.

A secretária Giuliana Masculi, responsável pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, falou sobre a luta dos professores para diversificarem as metodologias. “A questão da robótica é potencializar o ensino e a aprendizagem. Precisamos arrumar um meio para estimular isso. Os kits estão vindo com uma tecnologia mais potente que dá entusiasmo para as crianças. Esse movimento visa incentivar as novas formas de ensino”, explicou Giuliana.

O chefe do executivo municipal, Gilberto Garcia, discursou sobre a preocupação da educação junto à robótica. “Estamos investindo na capacidade de vocês para melhorar o nível de atenção e foco. Precisamos instigar e provocar a capacidade, para assim aprender mais. É um ótimo trabalho que está sendo realizado, deixo aqui os meus parabéns e apoio” finalizou o prefeito.