Profissionais que trabalham com alfabetização foram capacitados a construir o plano de ação e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem

João Cláudio

A Rede Municipal de Educação de Nova Andradina realizou, neste último 31 de julho, capacitação referente ao Programa Mais Alfabetização (PMALFA) do Governo Federal, destinada aos professores alfabetizadores, assistentes de alfabetização, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas municipais.

O programa foi criado com o intuito de apoiar e tornar mais eficiente o processo de alfabetização na Língua Portuguesa, na Matemática e apoiar estudantes com dificuldade na aprendizagem, com a finalidade de que eles estejam alfabetizados até o final do segundo ano do Ensino Fundamental.

O objetivo da capacitação foi preparar os profissionais que trabalham com alfabetização a construir o plano de ação e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a formação tratou sobre a avaliação diagnóstica intermediária, que representa a segunda etapa de avaliação do desenvolvimento e aprendizado das crianças em termos de alfabetização.

O Governo Federal lançou um curso de capacitação on-line para todos profissionais educadores do programa. O Secretário Municipal de Educação, Fábio Zanata, ressaltou a importância deste programa para a interação e formação continuada desses profissionais para atender as expectativas propostas.

“O programa Mais Alfabetização vem para reforçar a necessidade de fortalecer o aprendizado desses alunos em sua fase inicial para garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem durante toda a vida para todos”, declarou o secretário.