Grandes eventos do MTB no município atraem anualmente milhares de visitantes de vários lugares do Brasil.

Que nos últimos anos, a prática do mountain bike virou febre em quase todo o país, isso não é novidade, mas poucas cidades brasileiras tornaram-se referência em organização de grandes eventos do MTB (Mountain Bike) como em Nova Andradina.

Graças às competições que anualmente são realizadas no município, hotéis, bares e restaurantes, comércio de alimentícios, postos de gasolina, dentre outras empresas geradoras de empregos, foram beneficiados pela visita de milhares de atletas, técnicos e familiares que prestigiaram o calendário de eventos desta modalidade esportiva.

O ano de 2022 nem terminou e estima-se que mais de 1.300 atletas vieram para Nova Andradina. Variados sotaques e experiências diversas aqui se encontraram em encontros do MTB, como no mês de março, no Desafio "Só Para Elas", em comemoração ao mês da mulher, com a participação de 100 atletas mulheres, uma promoção do "Araras Bike Clube" em parceria com a Fundação Nova-Andradinense de Esporte e Lazer, a Funael.

Já no mês de junho, o destaque foi para o 4º Desafio Adcana de MTB, realizado pela ADCANA em parceria com a Funael, com a participação de quase 200 atletas. Em agosto, o "Desafio Solidário Araras Bike", promovido pelo Araras bike, em parceria com a ONG Patinhas de Amor, contou com a participação de 70 atletas.

Neste mês de setembro, Nova Andradina sediou mais uma edição da "Ultramaratona Pata de Onça", promovida pelo Pata de Onça Bike Clube, com apoio da prefeitura, através da Funael. O maior dos nossos eventos ciclísticos atraiu aproximadamente 700 atletas. Ainda em setembro, foi realizada a 1ª Etapa da Copa Vale do Ivinhema de MTB, organizada pela ADCANA, com a participação de 71 atletas.

Para o diretor presidente da Funael, Willian Moraes, a realização de eventos esportivos são importantes para o desenvolvimento econômico e social. "Estamos investindo sempre em eventos e competições nas mais diversas modalidades, com o objetivo de proporcionar aos munícipes mais opções de integração e inclusão. Estes eventos esportivos, mais que divulgar Nova Andradina, movimenta a economia no setor de comércio e de serviços", aponta Willian.

E para este mês, está confirmado o "Encontro de Bikes Clubes no Campestre", que contará com apoio da Fundetur/MS. Para o mês de dezembro teremos aqui em Nova Andradina a 3ª etapa e final da "Copa Vale do Ivinhema", com a previsão de mais de 100 atletas participantes.

Walter Bernegozzi, integrante do Pata de Onça Bike Clube, explica que o município chegou nesse patamar de referência graças a participação dos ciclistas locais e a presença do governo municipal no apoio aos eventos. “Há 12 anos começávamos com o ‘Giro Pata de Onça’, até chegarmos na Ultramaratona, apontada pelos participantes como um dos 3 melhores eventos do Brasil. A nossa expectativa é que em 2023 a “Ultramaratona Pata de Onça” seja ainda maior e melhor”, disse Bernegozzi.