Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

Iniciativa promove oficinas práticas e alinhamento estratégico para integrar inovação e robótica ao cotidiano das salas de aula da rede municipal

Cb image default
Divulgação

A parceria entre o Centro de Idiomas e Tecnologias (CIT), o Núcleo de Tecnologias Educacionais Municipal (NTM) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) vem se consolidando como um modelo de cooperação voltado à qualificação docente e à inovação educacional. Iniciada em fevereiro deste ano, a colaboração tem como foco principal a formação continuada dos professores multiplicadores das salas de tecnologias das escolas municipais de Nova Andradina.

O primeiro passo dessa iniciativa foi a formação “Tecnologia em transformação: os princípios fundamentais dos computadores digitais”, ministrada pelo professor Eduardo Machado Real. O curso teve como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos e práticos dos educadores sobre os fundamentos da computação, promovendo uma integração mais eficiente das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.

Além das formações, representantes do CIT/NTM e da UEMS participaram de uma reunião estratégica para fortalecer a parceria institucional. Estiveram presentes o gerente da unidade da UEMS de Nova Andradina, Sonner Arfux Figueiredo, os professores Eduardo Machado Real, Olibário J. Machado Neto, Kátia Guerchi Gonzales, e as coordenadoras municipais Paula Renata e Karina Bastos. O encontro teve como objetivo mapear as principais demandas dos professores multiplicadores e construir um planejamento conjunto para as próximas ações formativas.

Cb image default
Divulgação
Cb image default
Divulgação

O segundo momento da formação aconteceu nesta segunda-feira (28), com a oficina “Explorando a Robótica Educacional: experimentação e descoberta com o Lego Mindstorms EV3”. Também conduzida pelo professor Eduardo Machado Real, a atividade contextualizou a robótica educacional com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), explorando os eixos do pensamento computacional, mundo digital e cultura digital. Após a introdução teórica, os professores participaram de atividades práticas com kits Lego, testando sensores e estratégias para aplicação em sala de aula.

“Este projeto é uma oportunidade para estreitar a relação entre a academia e a realidade da sala de aula. A formação continuada é essencial para que os professores estejam cada vez mais preparados para enfrentar os desafios da educação moderna e utilizar a tecnologia de maneira eficiente no processo de ensino-aprendizagem”, destacou Paula Renata, coordenadora do CIT/NTM.

A proposta é que as ações formativas promovidas pela parceria entre CIT/NTM e UEMS impactem diretamente a qualidade do ensino nas unidades escolares municipais, fortalecendo o papel das tecnologias digitais na construção do conhecimento. A iniciativa reforça como a união entre universidade e educação básica pode gerar resultados concretos e transformadores na prática pedagógica.