João Cláudio

Centenas de ciclistas participaram nesta quarta-feira (23) da quinta edição da “Pedalada pela Vida no Trânsito”, em Nova Andradina. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o evento integra as ações do Maio Amarelo, movimento de educação para o trânsito que propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Participaram da pedalada estudantes e professores de escolas das redes municipal, estadual e particular, além do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar, integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8º Batalhão da Polícia Militar do Vale do Ivinhema, Pata de Onça Bike Clube, Demtran, Conviver, organizações não governamentais e secretarias municipais.

Antes do trajeto, os ciclistas se concentraram na Praça Geraldo Mattos Lima, ponto de partida da pedalada. Na ocasião, o representante da PRF, o inspetor Fábio Roberto Sodré e o secretário de educação, Fábio Zanata, discursaram para os ciclistas.

Zanata falou sobre os desafios e alternativas para aumentar a segurança no trânsito. Segundo ele, a intenção é humanizar cada vez mais a ligação entre os agentes envolvidos no trânsito, pedestres e ciclistas, motociclistas e motoristas de todas as categorias, para que se tenha mais segurança nas vias e quem pedale sinta-se seguro. “Valorizar a vida, valorizar a segurança e promover o respeito aos ciclistas, pedestres e condutores de veículos, essa é finalidade da pedalada. O transito somos todos nós”, destacou o secretário.

A programação foi concluída na Câmara Municipal de Nova Andradina, onde foi realizada a abertura oficial do 9º Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran).

O Fetran é um projeto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em parceria com o Detran, e tem a finalidade de promover a educação para o trânsito através das artes cênicas, junto aos estudantes do ensino fundamental e médio, das escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul.