Praça do Museu recebe a 9ª edição do Cultura de Mão em Mão O projeto de incentivo à leitura é aberto à comunidade e se encerra às 16h desta sexta-feira (11).

Foto: João Claudio

A apresentação cultural “Dança da Borboletinha”, com alunos do Pré II da Escola Municipal Brincando de Aprender deu início, nesta quinta-feira(10), a 9ª edição do projeto de leitura Cultura de Mão em Mão.

A cerimônia de abertura foi prestigiada pelo prefeito Gilberto Garcia, o secretário Fábio Zanata e coordenadora da educação infantil, Irene Basso Travensolo, equipe da Semec e a ex-subsecretária, Elsa Satil, que participou como voluntária. O projeto tem como finalidade incentivar a leitura, estimulando os alunos a terem acesso gratuito a clássicos de literatura, e como isso, aproximando a comunidade da educação.

Envolto de crianças de várias idades, pais e professores, o prefeito falou da importância de criar alternativas de incentivo e acesso à leitura junto às novas gerações, onde o celular, games e as demais tecnologias tornaram os livros algo obsoleto e pouco atrativo. “Forma-se o hábito e passa-se o exemplo. A leitura contribui para o conhecimento, melhora a escrita e o modo das pessoas se expressarem. Quando desde pequeninos eles são incentivados a ler, não tem nada que os tire dos livro”, comentou, elogiando a estrutura montada na Praça do Museu.

Foto: João Claudio

Entre tantas atrações, barracas com exposição de livros de literatura infantil e infanto-juvenil, contação de histórias com fantoches e dramatização, apresentação cultural, cine leitura (leitura digital) com várias obras literárias, contos e poemas.

A realização é da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) com o apoio dos professores e alunos das unidades de ensino da rede municipal de ensino, SESI – Indústria do Conhecimento, Fundação de Cultura, NUMESPI, Núcleo de Tecnologias e Biblioteca Municipal.

Encantado com os fantoches, o garoto João Pedro, aluno da pré-escola, disse que estava muito feliz por participar deste evento. “Eu gostei da historinha. Achei muito legal vir aqui com meus amiguinhos. Eu tô(sic) brincando bastante. Amanhã eu vou falar pra minha mãe trazer meu irmão”, contou animado.

A ação está aberta à visitação das escolas e a participação de pais e da comunidade nova-andradinense até às 16h desta sexta-feira (11).