A Prefeitura Municipal de Nova Andradina está executando à construção de faixas elevadas de fronte ou nas proximidades das escolas. As obras têm como objetivo garantir mais segurança para as crianças e jovens no momento de entrada e saída das aulas, nos quais a movimentação é mais intensa.
Com a mudança, os equipamentos estão, agora, no mesmo nível das calçadas e cumprem duas funções: diminuir a velocidade dos veículos e priorizar a travessia de pedestres. Até o momento, já foram concluídas ou estão em fase de conclusão a implantação de 11 faixas elevadas.
"A escolha dos locais se dá pela junção de alguns fatores, como estar próximos a áreas movimentadas como escolas e hospitais, ter constatado que os veículos trafegam em alta velocidade e haver risco de acidentes nesses lugares", informa o secretário da Semusp, Roberto Ginel.
Como funcionam as faixas elevadas
De acordo com deliberação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a faixa elevada para travessia de pedestres pode ser implantada somente em trechos de vias que apresentem condições operacionais adequadas para tráfego em velocidade máxima de 40 km/h, seja por suas características naturais, seja por medidas para redução de velocidade.
Fisicamente, os mecanismos são semelhantes às lombadas, mas com uma extensão maior e uma rampa de inclinação para subida e descida. Em todos os casos, é necessário que o fluxo da faixa seja harmônico com o do passeio.
Cada faixa conta ainda com sinalização horizontal e vertical.