Os playgrounds foram adquiridos com recursos próprios da municipalidade no valor de R$ 404.357,14.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) especifica que, “brincando, a criança pode se expressar, conhecer a si e ao outro, resolver conflitos e explorar o ambiente no qual está inserida”. A partir desta premissa, a Prefeitura de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, fez a aquisição e instalação de novos brinquedos que compõem os parques infantis dos centros de educação infantil (creches) e escolas rurais.

O parquinho faz parte da infância da maioria das crianças. Espaços com gangorras, balanços, escorregadores, escaladores e outros brinquedos permitem aos pequenos muita diversão, boas risadas e momentos prazerosos junto aos colegas na Unidade de Ensino.

Porém, o que nem todo mundo sabe é que o parquinho também auxilia no desenvolvimento psíquico, motor e social da criança. Sob a perspectiva social e psicológica, as crianças também podem aproveitar ao máximo a experiência de brincar nos parquinhos de escola.

Para a titular da educação do município, os investimentos em equipamentos pedagógicos possibilitam o desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos da rede municipal de ensino.

“A interação com outras crianças ensina-as a se comunicar e fazer amizades. O revezamento de brinquedos ensina os pequenos a respeitarem os demais e compartilharem instalações de uso comum. São ganhos em todos os contextos”, considera a secretária Giuliana Masculi.

Os playgrounds foram adquiridos com recursos próprios da municipalidade no valor de R$ 404.357,14, e já foram instalados em 7 creches e as duas escolas municipais localizadas na zona rural, sendo E. M. Professor Delmiro Salvione Bonin e E. M. Machado de Assis.

A compra desses brinquedos foi uma determinação do prefeito Gilberto Garcia, cuja finalidade é proporcionar momentos de lazer, de novas descobertas, fundamentais para o cotidiano da educação infantil. “Estamos preparando nossas creches para receber nossas crianças assim que o ano letivo iniciar, pois não tenho dúvida que o parquinho ajuda a tornar a unidade de ensino mais atrativa e um lugar especial para as crianças”, completou o chefe do executivo municipal.