São quase R$10 milhões de investimentos em construção de novas unidades escolares, além de ampliação e reforma de diversas escolas municipais.

Croqui da Escola do bairro Universitário

A prefeitura de Nova Andradina realiza o maior mutirão de obras em prol da reestruturação, revitalização, reforma e ampliação da estrutura física educacional da rede municipal de ensino. Com recursos próprios, somados a convênios com o Estado e a União, Nova Andradina investe cerca de R$ 10 milhões em obras somente na área da educação.

A rede municipal de ensino recebe 8 grandes ações implementadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura neste ano de 2022. Dos empreendimentos listados, constam obras em execução e ações em fase de licitação.

creche do Irman Ribeiro

Simultaneamente, a prefeitura realiza as construções da creche do Irman Ribeiro e da Escola Municipal do Jardim Universitário. Em andamento obras de reforma e ampliação estão melhorando a capacidade estrutural das escolas Pingo de Gente e Brincando de Aprender.

Assim que concluída, a creche do Bairro Irman Ribeiro, conforme expectativa da Semec, terá capacidade para atender mais de 250 crianças de 0 a 3 anos. A obra sofreu paralização devido ao bloqueio de repasses da União nos últimos anos e, para que o empreendimento não permanecesse paralisado, o Governo Municipal acrescentou um aporte de R$ 983.444,02 em recursos próprios da municipalidade.

Construção da Escola Municipal do Jardim Universitário

Outra preocupação do prefeito Gilberto Garcia é a de levar o ensino fundamental cada vez mais próximo das famílias. Neste intuito, a prefeitura iniciou neste semestre a construção da Escola Municipal do Jardim Universitário, região urbana já contemplada com um Centro de Educação Infantil entregue no ano passado. O novo prédio visa abrigar alunos da faixa etária de 6 a 11 anos. O valor total do investimento é de quase R$ 2 milhões, sendo executado com recursos do Fundeb.

Escola M. Pingo de Gente

Entre as escolas que passam por reformas estruturais estão a Pingo de Gente e a Brincando de Aprender. Somados, os investimentos chegam a R$ 762 mil. Na primeira unidade, situada no bairro Centro Educacional, uma nova ala foi construída para abrigar a biblioteca, refeitório, cozinha, dispensa, sala de aula e adequação de sala de informática, obra que o município entregará a população ainda neste ano.

Escola Municipal Brincando de Aprender

Outra unidade escolar que está recebendo melhorias é a "Brincando de Aprender". Com a construção de 2 salas de aula, 2 sanitários e o refeitório, a comunidade escolar poderá contar com a nova estrutura a partir do início do próximo ano.

As maiores escolas municipais também serão ampliadas. Com investimento superior a R$ 1,5 milhão, as escolas "João de Lima Paes" e a "Luís Claudio Josué" vão receber novas salas de aula e demais reparos estruturais.

Modernizar e ampliar a mais antiga unidade escolar de Nova Andradina também está no radar da gestão municipal. Com a ordem de serviços já determinada pelo prefeito Gilberto Garcia, a escola municipal "Antônio Joaquim de Moura Andrade" será o próximo canteiro de obras do município. A escola vai receber novas salas de aula e adequações da estrutura antiga, tendo em vista oferecer maior conforto e segurança às atividades ali desenvolvidas

A Escola Municipal "Mundo da Criança" também receberá obras de modernização de sua estrutura. A Secretaria Municipal de Infraestrutura está finalizando a elaboração do projeto arquitetônico para iniciar tomada de preços, tendo em vista a abertura de processo licitatório para a contratação do serviço.