Capacitação foi dividida em duas etapas: parte teórica e prática; Os jogos e as brincadeiras, além de educar, satisfazem uma necessidade natural da criança.

O Jogo, a brincadeira e o brinquedo podem ser ferramentas muito úteis para estimular o desenvolvimento dos alunos. Por meio da ludicidade a criança se relaciona com o outro e aprende a ganhar e perder, a respeitar a ordem na fila, a aceitar as frustrações, e a expressar as suas emoções.

Pensando nisso, a Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com a Fundesporte promoveu um curso de formação para profissionais de educação física e pedagogos com o tema: Vamos Brincar? As possibilidades dos Jogos e Brincadeiras na Educação Física.

A abertura aconteceu no Centro de Convenções na noite de sexta-feira (3), com a presença da secretária Giuliana Masculi Pokrywiecki, dos representantes da Funael, William Moraes e Joari Martins, da palestrante Márcia Maria de Azeredo Coutinho, professora mestre em educação pela Universidade Católica Dom Bosco na linha de pesquisa diversidade Cultural e Educação Indígena, e os representantes da Fundesporte, professor mestre Rubens Arquelho e o coordenador técnico do UPF Unidade Pedagógica de Formação, Fabrício Dinis Rodrigues.

Agradecendo a parceria da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte-MS) em mais essa ação, a secretária Giuliana disse que os jogos e as brincadeiras, além de educar, satisfazem uma necessidade natural da criança.

“Às vezes, a criança chega da escola e a mãe pergunta: o que você fez na escola. A criança responde: a gente brincou. Mas é na brincadeira que se educa e desenvolve habilidades importantes, principalmente nos anos iniciais. Essa formação disponibilizada gratuitamente pelo governo do estado vai contribuir para a melhoria permanente da qualidade do ensino nas escolas e centros de educação infantil da rede municipal de ensino”, explica a gestora.

No sábado e no domingo, dias 4 de 5 de dezembro, foi realizada a parte prática da formação profissional, nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes.