Evento promoveu entretenimento, esporte e conscientização para a população

No último sábado (27), a Praça José Carreira Mendes, conhecida como Praça do Centro Educacional, foi palco do evento Bairro Feliz, que reuniu mais de 1000 pessoas em Nova Andradina. Com um público diversificado, com destaque para a presença de crianças, a ação proporcionou entretenimento, atividades esportivas, conscientização e serviços para os munícipes, além de distribuição de lembranças e lanche da tarde.

Uma parceria entre a Secretaria de Educação, por meio da Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer (Funael), e o apoio da Fundesporte, secretarias de Saúde, Assistência Social e Serviços Públicos, Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher e Departamento Municipal de Trânsito, possibilitou a oferta de mais de 15 atividades simultâneas para os participantes.

Esporte e entretenimento para crianças e adultos

O Bairro Feliz proporcionou diversas opções de entretenimento para as crianças, incluindo brinquedos infláveis, pula-pula, pintura facial e jogos de tabuleiro. A Banda Marcial Getúlio Vargas também se apresentou na praça, com banda completa e coreografias. O projeto de artes marciais da Funael, ministrado pelo Prof. Roberto Valadares, ofereceu aulas de luta e competições de bastões.

No âmbito esportivo, o evento contou com partidas de futebol, voleibol e vôlei de praia, além de uma apresentação de karatê com atletas da Associação Taiyo-kay de Karatê Shotokan, incluindo a campeã brasileira Graziela da Silva Ferreira. Uma novidade na cidade foi a montagem de pista móvel de skate nas proximidades, que também foi o espaço para apresentações de breakdance. Patrick Augusto, cinegrafista, skatista e um dos envolvidos no desenvolvimento da pista móvel, ressaltou o incentivo à cultura de rua e o objetivo de levar a pista de skate para diferentes locais que não possuem a estrutura própria para o esporte.

Bem-estar, saúde e conscientização

Durante o evento, a Secretaria de Assistência Social realizou ações relacionadas ao Maio Laranja, distribuindo panfletos, ensinando canções e orientando pais e crianças sobre a campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher também prestou orientações à população, além de distribuir kits com chinelos, panfletos e outras lembranças personalizadas.

Com foco no combate à Covid-19 e à influenza, a Secretaria de Saúde disponibilizou um espaço para a vacinação da população, aplicando um total de 173 doses de imunizantes, sendo 144 doses da vacina contra a influenza e 29 doses contra a Covid-19. A vacinação contemplou idosos, adultos e crianças, contribuindo para a redução dos diagnósticos de influenza na cidade, que atualmente enfrenta diversos casos das variantes A (H1N1 e H2N3) e B, totalizando 253 pacientes com a doença.

A Secretaria de Serviços Públicos esteve presente na montagem, organização e limpeza dos espaços do evento, enquanto o Departamento Municipal de Trânsito fiscalizou o trânsito nas proximidades e interditou as vias para a realização das atividades.

Encerrando a tarde, centenas de cachorros-quentes, pipocas, algodões doces e refrigerantes foram servidos para a população. Giuliana Másculi, Secretária de Educação, agradeceu a parceria entre as diferentes áreas envolvidas e a participação em massa da comunidade, destacando que o Bairro Feliz além de proporcionar entretenimento e cultura, promove a interação social e fortalece importantes campanhas do governo municipal.