Filme nacional “O Palhaço”, dirigido e estrelado por Selton Mello será apresentado neste domingo, às 17h30, na Escola Municipal Luiz Claudio Josué

Ilustração - Bruno Seleguim

A Prefeitura Municipal de Nova Andradina e a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul firmaram uma nova parceria para a realização do projeto Cine B, um circuito itinerante de cinema que busca democratizar o acesso ao cinema, através da reprodução de filmes nacionais e internacionais de caráter social, educativo e sem fins lucrativos.

A primeira sessão de cinema gratuita e aberta ao público será realizada no Distrito de Nova Casa Verde, neste domingo, dia 27, a partir das 17h30, na Escola Municipal Luiz Claudio Josué, com a exibição do filme “O Palhaço, dirigido, co-escrito e estrelado pelo ator global, Selton Melllo.

A escolha do local e do longa-metragem que inaugura este novo projeto de extensão da Universidade em Nova Andradina foi acertada entre o secretário de educação, cultura e esporte, Fábio Zanata, o assessor governamental, Willian Gomes e a professora de história, Rejane Candado, que é coordenadora do Cine B no município.

João Cláudio

A proposta é promover uma sessão de cinema por mês, organizada em espaços públicos presentes nos bairros e assentamentos como quadras poliesportivas, praças, salões paroquiais, escolas municipais ou estaduais. A Universidade oferece toda a estrutura como telão com projetor de alta qualidade e pipoca para que a comunidade tenha a experiência de uma verdadeira sala de cinema. A Prefeitura, por meio da SEMEC, disponibiliza o local e os equipamentos de som.

“Este projeto é voltado principalmente à parcela da população que não tem acesso à cultura e ao entretenimento, pois acreditamos na arte como transformadora da sociedade e no cinema, em especial, como metodologia de ensino para o desenvolvimento de valores e a formação de cidadãos”, comenta o secretário Fábio Zanata.

“O Cine B uma oportunidade para Universidade dialogar e se aproximar da comunidade. Vamos exibir filmes em que toda a família pode assistir e depois interagir conosco sobre a temática abordada. A universidade quer ser este elemento aglutinador”, complementa a diretora da UFMS Campus Nova Andradina, Solange Fachin.

O projeto Cine B se estenderá até o mês de novembro, com exibição de filmes em diversos bairros e também nos assentamentos. “A realização desse novo projeto cultural estava nos planos do prefeito Gilberto Garcia desde o início do mandato. Agora, com a parceria da UFMS conseguimos trazer o cinema para nossas comunidades. Convido a toda população a prestigiar!”, disse Zanata.

Mais sobre o filme “O Palhaço”

Segundo Roberto Cunha, crítico do site AdoroCinema, o filme O palhaço flerta com o universo chapliniano, seja pelos silêncios, olhares ou gestuais. Selton Mello acertou na sua composição e na inclusão de personagens curiosos, cujo mérito para muitos estará na escalação do elenco, que resgata ícones do passado, como o ator Ferrugem (o eterno garoto propaganda da Ortopé), os comediantes Jorge Loredo e Moacyr Franco, entre outros talentos, como os de nossa música estilo "dor de cotovelo", destacado, nos créditos finais.

Assim, essa é a singela, divertida e dramática trajetória de alguém que um dia partiu iludido pelo amor e, felizmente, reencontrou o humor. Por essas e por outras razões, é fácil afirmar - sem brincadeira - que O Palhaço é um dos melhores filmes do ano de 2011. Sério e lúdico na dose certa. Um programão para o respeitável público.