Orientar as crianças para a importância do uso da cadeirinha nos veículos para um trânsito mais consciente e seguro é o propósito do projeto realizado nos centros de educação infantil e escolas municipais de Nova Andradina pela Biblioteca SESI-Indústria do Conhecimento com apoio da Prefeitura de Nova Andradina, através da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte).
Esse projeto pretende conscientizar, através das crianças, os pais e, consequentemente, familiares e amigos sobre a importância do uso de dispositivo de retenção adicional, conhecidos como bebê-conforto, cadeirinha e assento de elevação como também as regras de trânsito, tanto para os motoristas quanto para os pedestres.
A iniciativa contemplou mais de 200 crianças matriculadas nas Ceinfs Mundo Encantado, Sonho de Criança e Escola Municipal Antonio Joaquim de Moura Andrade.
De acordo com as professoras Marxelane Oliveira e Regina Leite, a proposta também visa mudar atitudes para melhorar o trânsito e a qualidade de vida das pessoas. “Através do uso dos fantoches, nós interagimos com a plateia. O projeto trabalha uma peça teatral envolvendo a avó e sua neta, o diálogo trata de assuntos como a importância da cadeirinha para a segurança da criança como também as placas de trânsito”, conta as educadoras.
Valores como o respeito ao próximo para a proteção da vida, que é o nosso bem maior, é explorado. A educação no trânsito nas escolas auxilia, ainda, na compreensão da criança em relação aos elementos e as situações vivenciadas no trânsito.
Na análise da professora Patrícia Rocha, que leciona no Mundo Encantado, através da educação no trânsito dentro das escolas é possível formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. “O uso do cinto de segurança e da cadeirinha é um ato simples, que deve ser rotineiro, pois pode salvar sua vida e de sua família”, alerta Patrícia.
Mais serviços
Além do Projeto Importância da Cadeirinha-Conscientização no trânsito, a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento oferece internet gratuita, livros, DVDs, Gibiteca e espaço para pesquisa.
A unidade está localizada na Rua Walter Hubacher, nº 1.299, Centro, atrás do Museu Municipal. Informações pelo telefone (67) 3441-7947.