Hoje, 16, aconteceu a abertura da Semana da Consciência Negra em Nova Andradina, promovida através da Fundação Nova Andradinense de Cultura.

O evento foi marcado por uma roda de conversa com a Professora Drª em educação, Eugênia Portela, sobre “A importância da consciência negra para descolonizar o curriculum e a prática docente”. Mazé Macedo, coordenadora da promoção da igualdade racial municipal, a vereadora Cida Valdez e a professora Ana Paula Azevedo também colaboraram no bate-papo.

Nas palavras da professora Eugênia Portela, “é importante cada vez mais o aprendizado para lidar com situações diárias que não podem mais acontecer, tanto com o preconceito quanto com o racismo instalado” introduziu a professora.

O prefeito Gilberto Garcia elogiou o evento e aproveitou para lembrar que acontecerão nos próximos dias muitas homenagens em alusão a consciência negra. “Um dia é muito pouco para lembrarmos da importância que é falar e aprender cada vez mais sobre tudo que é relacionado a consciência negra, precisamos dar espaço para esses assuntos e principalmente ouvir e absorver cada vez mais para melhorar sempre. Tenho certeza que serão dias de muita celebração cultural e representatividade. Esperamos toda a população”, finalizou o chefe do executivo municipal.

Até amanhã, 17, ficarão expostas as bonecas negras, todas do acervo pessoal da Professora Eugênia, no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Souza.

Estiveram presentes na cerimônia, além das pessoas citadas acima, a primeira dama Joana Darc Bono Garcia, o vereador Josenildo Ceará, a presidente da FUNAC, Ana Lucia Vasconcelos. Os secretários, Hernandes Ortiz, Valter Valentim e Emerson Nantes. As secretarias, Delma Prado e Giuliana Masculi.

Confira abaixo a programação planejada para os próximos dias: