Em cerimônia realizada nesta terça (18), o prefeito Gilberto Garcia destacou os investimentos para melhorar a infraestrutura e modernizar as unidades escolares

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), realizou na manhã desta terça-feira, 18 de janeiro, a cerimônia de posse dos diretores e diretores adjuntos eleitos que estarão à frente das instituições de ensino da rede municipal no triênio 2022-2024.

Na ocasião, além da mensagem de boas-vindas aos novos gestores escolares, o prefeito Gilberto Garcia enalteceu a importância das mudanças educacionais na pandemia, as reformas estruturais, investimentos em tecnologia e modernização das unidades escolares que estão sendo feitos nesta gestão.

“Todas as escolas passam por obras de reforma, ampliação e melhorias. Adquirimos 10 novos ônibus escolares e até o final deste mandato, a meta é disponibilizar 1 computador por aluno e a implantação do reconhecimento facial nas escolas”, anunciou o chefe do poder executivo municipal. Em seguida, se dirigiu diretamente aos novos dirigentes, desejando uma gestão profícua e voltada aos anseios da comunidade escolar.

“Uma escola é como uma cidade. Os diretores são considerados os prefeitos eleitos. Então, a responsabilidade é grande porque os pais entregam seus filhos a vocês. Tenho certeza que continuarão mantendo o mesmo nível de qualidade no ensino que nos faz figurar no topo do ranking da educação no estado de MS. Façam política, mas a política da educação, com responsabilidade, atendendo a comunidade”, completou.

A titular da pasta Giuliana Masculi Pokrywiecki, parabenizou os eleitos e disse que ser diretor não é apenas ter uma responsabilidade com os alunos como também assumir uma responsabilidade social. “Durante a pandemia ficou claro isso, pois índices de violência infantil foram assustadores e a merenda fez muita falta para uma grande parcela dos nossos estudantes. Então, ser diretor é ser responsável pela sociedade. Que vocês tenham anos de luta e de trabalho”, desejou a secretária.

Giuliana também confirmou que apesar dos números alarmantes da Covid-19 no município, o ano letivo terá início no dia 9 de fevereiro. “Com todos os cuidados que as unidades escolares já vinham tomando, as crianças estarão mais seguras dentro das escolas do que fora delas. Os funcionários estarão vacinados e a imunização das crianças já está em andamento. Portanto, vamos iniciar às aulas e, de acordo como os índices de contágio, decidir se 100% dos alunos estarão em sala ou se haverá necessidade de fazer a escala semanal, como estava sendo feito no ano passado”, adiantou a gestora da educação de Nova Andradina.

Representando de forma solene os diretores e diretores adjuntos eleitos, o diretor da Escola Municipal João de Lima Paes, Augusto Francisco Teixeira, afirmou que os diretores têm o dever de proporcionar o cumprimento do ensino proposto na base nacional curricular.

“Não é por acaso que temos os melhores IDEBs e reconhecimento do Tribunal de Contas como sendo a melhor rede do estado. Fazer educação não é só atender pai, mãe e professor. É pensar, planejar, organizar e executar. E isso não é possível ser feito sem ter o compromisso de todos e isso nossos gestores têm. Somos gestores porque a comunidade acredita que temos competência de cuidar dos seus filhos que são seus bens mais preciosos”, declarou Augusto, que foi reeleito para o cargo.

O diretor também agradeceu ao governo municipal pelos investimentos nas escolas e por atender à solicitação de começar o ano letivo em fevereiro. “Educação não se faz sem investimento. Educar é preparar o indivíduo para ser alguém na sociedade que questiona, interage, participa e evolui. E estamos vendo isso, já que os resultados alcançados podem ser medidos pela qualidade do ensino ofertado nas escolas municipais”.

Ao final, foi realizada a leitura, assinatura e entrega do termo de posse a cada dirigente empossado.

Além das autoridades já citadas, fizeram parte da plataforma de honra, a primeira dama Joana Darc Bono Garcia e o presidente da Câmara Municipal, Leandro Fedossi. Também prestigiaram a solenidade as vereadoras Cida Valdez, Gabriela Delgado e Marcia Lobo, e o vereador Arion Aislan, o procurador geral Daniel Bastos, secretário de infraestrutura, Júlio Cesar Castro Marques, equipe de coordenação pedagógica da SEMEC, diretores(as) empossados, servidores municipais de diversos setores.