Com o foco na formação continuada de professores, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) promoveu o 1º Ciclo do Programa de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais “Diálogos Socioemocionais”, para todos os 420 professores da Rede Municipal de Ensino.
A formação aconteceu nesta semana, de 20 a 24 de junho, no auditório do Paço Municipal, durante as Horas Atividades Integradas e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (SED) e Instituto Ayrton Senna, sendo mediada pelas coordenadoras das unidades de ensino, com o apoio da coordenação pedagógica da SEMEC.
O programa de competências socioemocionais visa possibilitar, de forma intencional e planejada, o desenvolvimento pleno de estudantes, preparando as crianças e os jovens para enfrentar os desafios do século 21.
A proposta educacional contempla: a formação de gestores e professores realizadas presencialmente e a distância para entendimento, customização e implementação na escola; instrumentos e metodologias para o acompanhamento do desenvolvimento de competências socioemocionais pelos professores junto aos estudantes, por meio de conversas e devolutivas que permitem o planejamento e o replanejamento de atividades para o alcance de objetivos individuais dos alunos.
De acordo com a secretária Giuliana Masculi Pokrywiecki, o objetivo é promover momentos de estudo e apresentação de materiais de referência para que o professor possa, nas diversas áreas de conhecimento, planejar atividades intencionais de desenvolvimento das competências socioemocionais com acompanhamento por meio de instrumentos de avaliação formativa.
“Proporcionamos esses momentos com a intenção de motivar a Rede Municipal de Ensino a potencializar a compreensão de que a dimensão socioemocional é essencial para a educação integral e, assim, atender as prioridades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul”, considera a gestora da pasta, Giuliana Masculi.
“O intuito é que os estudantes desenvolvam habilidades para identificar e reconhecer os próprios pensamentos, sentimentos, sonhos e ideias e lancem mão delas no comportamento direcionado à solução de problemas da vida, incluindo as relações com o outro. A partir desse desenvolvimento, as aprendizagens essenciais são potencializadas em consonância aos pressupostos pedagógicos da BNCC que estão desdobrados no Currículo de MS”, considera a coordenadora da secretaria de educação, Marileuza Zanata.
Durante a formação, os professores rememoraram os princípios e pressupostos do Programa Diálogos Socioemocionais: educação integral, metodologias ativas, avaliação formativa e presença pedagógica.