A comunidade escolar, especialmente diretores, coordenadores e professores alfabetizadores de Nova Andradina participaram nos dias 5 e 6 de julho do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC ciclo 2017 /2018).

Com o tema “Memórias, Práticas e Registros do PNAIC, que favorecem o Protagonismo Estudantil em Mato Grosso Do Sul, o evento foi promovido pela Prefeitura de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMEC), em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação do estado (CRE/9).

Na solenidade de abertura, houve a apresentação cultural com o Coral Municipal da Funac, coordenado pela professora Eunice Lucinda. Após a apresentação, o secretário municipal de Educação, Fábio Zanata, salientou a importância da discussão da alfabetização na idade certa e agradeceu o empenho dos professores para conclusão dos trabalhos do Pacto.

“O objetivo é contribuir para aperfeiçoar os saberes e práticas do ciclo de alfabetização, com impacto na sala de aula, ou seja, aprimorar o processo de alfabetização do município na idade certa”, destacou a professora Angela Nantes Videira, representante da coordenação regional de educação de MS.

Após os discursos, foram iniciadas as palestras com a professora Vânia Aparecida de Almeida Baggi, formadora regional do PNAIC, CRE/9 de Nova Andradina e a professora mestre da UEMS, Sandra Albano da Silva.

Durante os dois dias de seminário, os cursistas participaram de atividades teóricas e práticas. Destaque para a apresentação dos trabalhos, práticas pedagógicas com relatos de experiências, registros, avanços e desafios com materiais produzidos a partir dos estudos e propostas de trabalho do PNAIC desenvolvidos durante a formação continuada.

De acordo com a coordenadora estadual, Juliana Cristina dos Reis Bonfim, após a conclusão dos trabalhos, o próximo passo é aguardar as orientações do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Secretaria de Estado de Educação (SED), Comitê Estadual e Undime.

PACTO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem a proposta de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, atendendo as metas do Plano Nacional da Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação (PME).

Nesta edição, além dos professores de 1º, 2º e 3º ano e seus coordenadores, o PNAIC se estendeu para professores da educação infantil, com o intuito de fortalecer ainda mais o ciclo de alfabetização. Um total de 60 profissionais em Nova Andradina participaram das atividades iniciadas em outubro de 2017 e concluídas em junho deste ano.

Os cursos foram compreendidos por modalidade presencial, EAD e em serviço; através de eixos distintos de atuação. A equipe municipal do PNAIC é composta pelas professoras Joice Gomes dos Santos como coordenadora local, Giuliana Masculi Pokrywiecki como Formadora Local da Educação Infantil e Maria Cleide Davi Nogueira como Formadora Local do 1º ao 3º ano.