Com inédita participação cidadã, na noite desta segunda-feira (16), sob a coordenação da Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC) e do Conselho Municipal de Política Cultural, foi realizada a eleição para a escolha dos membros representantes da sociedade civil para a nova composição do CMPC.
A votação, realizada no auditório do Paço Municipal, foi aberta pela presidente da Comissão Eleitoral, Nayara Machado. Em sua fala, Nayara agradeceu o comparecimento e parabenizou a participação dos concorrentes às vagas titulares e suplentes. A votação foi acompanhada pela presidente da FUNAC, Ana Lúcia Vasconcelos, pelo vereador Josenildo Ceará e por membros da atual composição, que tem mandato vigente até o final de outubro.
Com presença recorde e mais de 100 votantes, artistas do teatro, da dança, da música, das artes visuais, das artes plásticas, além de fazedores da cultura popular, produtores do segmento audiovisual, promotores de eventos, cidadãos em geral, movimentaram o local de votação para reafirmar a participação democrática na escolha da nova composição, depositando no processo os anseios da classe artística e dos fazedores de cultura de Nova Andradina.
Em sua fala, o atual presidente do Conselho Municipal de Cultura, Bruno Seleguim, comemorou a participação da sociedade civil e elogiou a atual composição do Conselho, que atuou de forma efetiva para o fortalecimento do CMPC. Já Ana Lúcia Vasconcelos destacou que o processo de escolha dos representantes da sociedade civil foi marcado por uma mobilização inédita na eleição do CMPC. "Parabenizo todos que contribuíram neste processo cheio de representatividade, enalteço o trabalho dos atuais conselheiros e desejo sucesso aos novos representantes da cultura nova-andradinense", disse.
Rodrigo da Silva Souza, indicado para ser conselheiro titular pelo segmento das Artes Visuais, conseguiu a maior votação da noite. À reportagem, expressou sua expectativa para atuação do Conselho. "Que a gente possa dar continuidade às ações da gestão anterior e que possamos atingir um dos maiores objetivos que é a estruturação e a sistematização da nossa cultura", disse.
Resultados da votação
Audiovisual
Cristiano Alex da Silva, 51 votos (titular);
Fernanda dos Anjos da Nóbrega, 48 votos (suplente);
Artes visuais
Julio Matheus dos Santos da Silva, 20 votos (suplente);
Rodrigo da Silva Souza, 82 votos (titular);
Cultura Popular
Marilza da Cruz Xavier, 60 votos (titular);
Silvana Colombelli Parra Sanches, 42 votos (suplente);
Dança
Ana Carolina Xavier Vieira, 4 votos;
Ana Flávia Basso Royer, 50 votos (titular);
Eidinaldo Junior de Oliveira Lima, 2 votos;
Rafaela Moraes Penha, 28 votos (suplente);
Wagner Jorge Rodrigues, 18 votos
Música
Jones Ferreira Siqueira 40 votos
Renan da Silva Costa 64
Teatro
Alisson Augusto Marques dos Santos, 59 votos (titular);
Talia Roberta dos Santos Loureiro, 42 votos (suplente).