Contribuintes da cidade de Nova Andradina têm relatado ter conseguido realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 20% mesmo após o vencimento. No entanto, a Secretaria de Finanças, por meio do setor de tributação da Prefeitura, alerta que essa prática não quita a dívida do contribuinte com o município.
Segundo a pasta, ao pagar o IPTU com atraso e desconto, o contribuinte continua devendo os 20% que não foram pagos na data do vencimento. Isso significa que, mesmo que tenha conseguido um desconto, o contribuinte permanece em débito com o município, gerando multa e juros sobre o valor inicial.
De acordo com Sérgio Dias Maximiano, diretor geral de administração tributária, o não pagamento do IPTU pode ter consequências graves para o contribuinte. "Além de gerar multa e juros, a não quitação do imposto pode levar à inclusão do nome do cidadão na dívida ativa do município, o que pode impedir a obtenção de empréstimos e financiamentos", alerta.
O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação da Prefeitura de Nova Andradina e é utilizado para financiar diversos serviços públicos, como saúde, educação, segurança, infraestrutura, cultura, esporte e lazer. Portanto, o pagamento em dia do imposto é fundamental para garantir a qualidade desses serviços e contribuir para o desenvolvimento da cidade como um todo.
A Prefeitura de Nova Andradina oferece diversas opções de pagamento do IPTU, incluindo parcelamento em até 08 vezes, com desconto de 5% para quem optar por essa modalidade. O prazo para pagamento à vista ou da primeira parcela venceu no dia 10 de abril, mas ainda é possível emitir boletos atualizados na plataforma online da prefeitura.
Para aqueles que pagaram o IPTU com atraso e desconto de 20%, a recomendação da Secretaria de Finanças é procurar o setor de tributação