Vinte Escolas de educação básica da rede pública Estadual e Municipal do Estado vão receber salas de recursos multifuncionais para apoiar o atendimento educacional especializado. São 11 escolas estaduais e 9 municipais. Vão ser montadas salas com recursos para deficientes visuais e com recursos para outras necessidades especiais. As salas vão receber computadores, impressoras, móveis, jogos pedagógicos e outros equipamentos. Ao todo, 500 escolas contarão com salas multifuncionais em todo o país. Das 20 escolas selecionadas, duas terão salas com recursos para deficiência visual, como impressora e máquina de escrever em braille, calculadora sonora, conjunto de lupas e globo terrestre adaptado. A sala de recursos para deficiência visual é composta de 28 itens. Sãoelas: Escola Estadual José Manoel Fontanella Fragelli e a Escola Municipal Arlindo Lima, em Campo Grande. As salas de recursos multifuncionais, que contém 14 itens, serão construídas nas seguintes escolas: em Bodoquena, E.Estadual João Pedro Pedrossian; em Dourados, E. Municipal Clarice Bastos Rosa; em Dois Irmãos do Buriti, a E.E Estefana Centurion Gambarra; em Corumbá, Caic Pe. Ernesto Sassida; em Campo Grande, a E.M Harry Amorim Costa, E.M. Frederico Soares e E.M. Elízio Ramires Vieira; em Camapuã, a E.E. Joaquim Malaquias da Silva, em Dourados E.M. Armando Campos Belo; em Itaquiraí, a E.E. Prof José Juares Ribeiro de Oliveira; em Nioaque, a E.E. Padroeira do Brasil; em Nova Andradina, a E.E. Irman Ribeiro ; em Paranaíba, a E.E. Wladislau Garcia Gomes; em Ponta Porá, a E.M. Ignês Andreazza e Jardim Ivone; em Rochedo, a E.E José Alves Ribeiro; em Santa Rita do Pardo, a E.E. José Ferreira Lima e em Sidrolândia, a E.E. Prof Sindrônio Antunes de Andrade. O edital do programa de implantação das salas de recursos multifuncionais foi publicado em abril deste ano. O objetivo foi selecionar projetos de municípios, estados, distrito federal e instituições federais com escolas de educação básica, para expandir a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos incluídos nas classes comuns do ensino regular. As escolas que já receberam salas de recursos multifuncionais no período de 2005 e 2006 não foram contempladas novamente. As propostas passaram por análise pedagógica, sob a responsabilidade de equipe de técnicos da área da educação especial, que fizeram parte da comissão de seleção e avaliação, nomeada pela Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC). Os resultados dos projetos selecionados foram divulgados no início de julho.