Na noite de 5ª feira, 26 p.passado, no Salão Paroquial da Igreja São José, sita no bairro Centro Educacional, com as presenças do Vice-Prefeito, Helder Faria, representando o Governo Municipal; Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, José Gilberto Garcia, que representou o Prefeito Roberto Hashioka, ausente em razão de estar na Capital mantendo contatos com o Poder Executivo e Legislativo na busca de recursos; Vereadores Tito José – 1º Vice-Presidente da Câmara, que representou o Poder Legislativo e a Deputada Estadual, Dione Hashioka, Luiz Tadao e Célia; do Promotor de Justiça da Comarca de Nova Andradina, Dr. Marcos Alex Vera; Francisco Alencar Antunes Feitosa, Presidente da Federação das Associações de Moradores de MS e membro da Comissão Executiva da Conferência das Cidades de MS e do convidado e palestrante da noite, Fayez José Rizk, que é técnico da Superintendência das Cidades, a Engª. Elizabeth Sumiko Anami Nogueira, Secretária Municipal de Obras e Serviços Urbanos e Presidenta da Comissão Preparatória abriu oficialmente a terceira edição da Conferência da Cidade de Nova Andradina. Em sua fala, Elizabeth lembrou que o ano de 2006 foi proclamado o Ano das Cidades Brasileiras, mediante uma série de medidas apoiadas entre outros órgãos pelo Ministério das Cidades. As referidas medidas convidam os gestores públicos e as comunidades para planejar e implantar os programas tidos como apropriados para promover a idéia de desenvolvimento urbano dos Municípios, num diálogo e participação entre todos os seus agentes. Prosseguindo sua preleção, “gostaria de descrever o que acredito ser a idéia mestra deste encontro, o qual coloca o diálogo entre todos os agentes de uma sociedade moderna: agentes políticos, econômicos e sociais. O diálogo, no mundo de hoje, tornou-se cada vez mais relevante e intenso. Ele implica o reconhecimento da diversidade e o respeito pela contribuição essencial e pela mesma dignidade de todas as classes sociais novandradinenses. Precisamos todos, aprender a reconhecer que cada pessoa tem condições de colaborar para com todas as demais. Quero também, deixar registrado o total empenho e apoio incondicional do nosso Prefeito, Roberto Hashioka, para a realização desta série de eventos de vital importância para Nova Andradina e seu povo”, salientou Elizabeth. Falando em nome do Governo Municipal, administração do Prefeito Roberto Hashioka, o Secretário de Finanças e Planejamento, José Gilberto Garcia, destacou a importância para o Município da realização da conferência, uma vez que a mesma, tem como objetivos propor princípios e diretrizes para políticas setoriais e para política de desenvolvimento urbano de Nova Andradina. Sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação a fim de enfrentar os problemas existentes na cidade e propiciar a participação popular de diversos segmentos da comunidade visando formular proposições e avaliações sobre as formas de execução da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas. Destacou também, a “Conferência da Cidade de Nova Andradina caracteriza-se como etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em Setembro vindouro, bem como, para a 3ª Conferência Nacional, a qual acontecerá no mês de Novembro. Tendo como temáticas para debates e posterior propostas que serão levadas, a política de desenvolvimento urbano e as intervenções nas cidades e capacidade e forma de gestão destas”. O secretário destacou ainda, os esforços do Prefeito Roberto Hashioka em desenvolver ações que visem o bem da comunidade novandradinense e de seu empenho e total apoio para realização e pleno êxito da conferência. Após a parte protocolar e cerimoniosa, a Engª. Elizabeth, presidenta da conferência assumiu o comando dos trabalhos passando de imediato para a parte técnica do evento, procedendo a leitura do Regimento Interno da 3ª Conferência da Cidade de Nova Andradina para discussão e aprovação do mesmo. Em seguida, convidou o palestrante da noite, o Arquiteto e Urbanista, Fayes José Rizk, que atualmente é Coordenador Municipalista da Superintendência das Cidades, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, Planejamento, Ciência e Tecnologia de MS, que abordou o tema: “Política de Desenvolvimento Urbano”. Dentre as autoridades e personalidades que prestigiaram a abertura da mesma, estava o Comandante do 8º BPM, Ten. Coronel Nilvo Perlin; Wilson Capucci, Presidente da ACINA; João Batista Andrade, Gerente da Agência de Nova Andradina da CEF; Alexander Pimentel Mendes, Presidente da Loja Maçônica Obreiros Ocultos; Lécio Gavinha, representante do Pároco de nova Andradina – Padre Antônio D’alló; Fábio Zanata, representante do Rotary Clube; Luiz Antônio Barbosa, representando a 7ª Subsecção da OAB; Cornélia Cristina Nagel, Presidenta da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Ivinhema; Engº. Massatoshi Azuma, Diretor da Sanesul de Nova Andradina; Antônio Wilson Martins, Gerente Comercial da Sanesul de Nova Andradina; presidentes de Associações de Moradores e de entidades. Os integrantes da Comissão Preparatória da 3ª Conferência da Cidade Nova Andradina são: Júlio César Castro Marques, Luiz Alberto Kriger Júnior, Valter Valentim Pinto, Rita de Cássia de Souza Oliveira, Edmundo Minoru Tiba, Antônio Wilson Martins, Sandro Henrique Poloni, Pedro José Honaiser, Célia Dan, Elizabeth Sumiko Anami Nogueira, Maria Noemi Ferreira, Cícera Mendes dos Santos, Edvânia Sales, Minervina da Silva, Domitilha da Silva, Edlene da Silva Queiróz, Márcio Garcia Júnior, Cornélia Cristina Nagel, Celso Sãovesso, João Batista Andrade, Edson Ajala, Pedro Messias Lacerda, Massatoshi Azuma e Eugenir de Oliveira Lima.