Programa Indústria do Conhecimento realiza a inauguração da oitava biblioteca do Estado, promovendo a inclusão digital O prefeito Roberto Hashioka, acompanhado do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e diretor regional do Sesi, Marcolino Longen, inauguraram na tarde de quarta-feira, dia 10 de setembro, a Biblioteca “Indústria do Conhecimento”. O evento foi realizado em frente ao prédio da biblioteca, localizada na Rua Vearni Castro, com a presença de várias autoridades civis, militares e eclesiásticas. Fizeram parte da plataforma de autoridades, acompanhando o prefeito Hashioka e o presidente da Fiems, Marcolino Longen, Jaime Verruck, diretor corporativo do Sistema Fiems e diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), toda diretoria da Fiems, Maura Gabínio, superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Isaías Bernardini, membro da diretoria do Sistema Fiems, conselheiro titular do Sesi e presidente do Sindicato da Fabricação do Açúcar e do Álcool de Mato Grosso do Sul (Sindal/MS), o secretário municipal de Educação, Luiz Carlos Sampaio, Sandra Mara Denega, coordenadora do Senai de Nova Andradina, vereadores, secretários municipais, demais autoridades. O Programa Indústria do Conhecimento é desenvolvido pelo Sesi, em parceria com o Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Prefeituras Municipais. O prédio possui 100 m², com área cedida pela Prefeitura Municipal de Nova Andradina, com toda estrutura necessária para promover a inclusão digital e o acesso à leitura, contendo recepção, sala para gibiteca, guarda volumes, sala de informática, sala de leitura, sanitário com acesso para portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida. A biblioteca de Nova Andradina foi a oitava inaugurada no Estado, e é dotada com acervo de 1,6 mil livros, dezenas de Dvd’s e Cd’s, além de 10 computadores com acesso à internet. Ao todo, serão inauguradas 15 bibliotecas em Mato Grosso do Sul até o final do ano. O secretário de Educação, Luiz Carlos Sampaio, disse que a inauguração da Biblioteca do Sesi é um dia importante para Nova Andradina, momento em que é entregue ao povo um espaço cultural, para produção de conhecimento aos seus freqüentadores. “Comemoramos recentemente a independência da nossa Pátria. Acredito que a verdadeira independência se concretiza pelo domínio do conhecimento, da cultura, do saber e da pesquisa, somente assim, seremos livres. Hoje, concretizamos mais um sonho”, ressalta Sampaio. O presidente da Fiems, Sérgio Marcolino Longen, afirmou que obras como esta só são possíveis de realizar através de parcerias. “O prefeito Hashioka é nosso parceiro de longa data. Inauguramos recentemente a primeira unidade do Sistema S do Brasil em Nova Andradina. São ações que, muitas vezes, são pouco percebidas, mas que são muito importantes, principalmente para as pequenas e médias empresas, que buscam os serviços e os trabalhos do Sistema S no município. São parcerias que dão resultado”, destaca. Longen afirmou que o prefeito entrega hoje para a população uma ferramenta para o conhecimento, salientando que a única exigência é de que o ingresso para utilizar a biblioteca é a limpeza do freqüentador. “Este é o compromisso da Fiems com a base de formação, que todos nós precisamos. Precisamos profissionalizar cada vez mais, para servir as indústrias que estão se instalando no Estado”, avalia. O prefeito Roberto Hashioka afirmou ser um momento muito especial para Nova Andradina e região receber a Biblioteca Indústria do Conhecimento. Hashioka parabenizou todo o Sistema S, pois ao longo dos anos foram somadas várias conquistas. “O Pólo Nova Costura integra hoje 43 empresas, temos um projeto de costura industrial sendo desenvolvido em Nova Andradina e no Distrito Nova Casa Verde, adquirimos máquinas para capacitar as mulheres. Isso vai significar um avanço muito grande, porque as pessoas, principalmente as mulheres, terão oportunidade de qualificação para atuar na indústria de confecções, que é uma grande geradora de empregos”, analisa. Hashioka afirmou que ao final do seu mandato, estará entregando todas as escolas com laboratórios de informática, como forma de facilitar o acesso dos alunos à tecnologia de informação. “A Indústria do Conhecimento virá somar, não somente para os alunos, mas para a população. Nos próximos dias, iremos inaugurar o Centro Municipal de Inclusão Digital, um espaço físico adequado para questão da tecnologia de informação, com 82 computadores, para atender os alunos do Ensino Fundamental de Nova Andradina. Me sinto muito gratificado de poder desenvolver essas ações, tendo essas parcerias como a com Sistema S, e principalmente com a população. Espero que este espaço sirva para nossa comunidade, contribuindo para o acesso à tecnologia da informação”, conclui o prefeito Hashioka.