O Centro de Atendimento à Mulher (CAM) Nova Vida completou um ano de atendimento em Nova Andradina. O CAM foi implantado em dezembro de 2006, com recursos do Governo Federal e hoje é mantido exclusivamente pelo Governo Municipal. Desde então, oferece atendimento psicossocial individual e em grupo à mulheres vítimas de violência, com a finalidade de promover o resgate da auto-estima e da autonomia dessa mulher. Este trabalho é realizado em parceria com as Secretarias Municipais e principalmente com a Polícia Civil, através da Delegacia de Atendimento à Mulher, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Segundo estatísticas da Delegacia de Atendimento à Mulher, bem como da demanda assistida pelo Centro de Atendimento à Mulher Nova Vida o índice de violência contra a mulher no município é relevante, e necessita de atenção. O CAM possui 67 cadastros de mulheres em situação de violência. Dentre esses atendimentos é possível observar a predominância da violência psicológica, bem como a violência psicológica acompanhada de agressões físicas. De acordo com as estatísticas de acompanhamento em Nova Andradina, 24 mulheres são vítimas de violência psicológica, 15 são vítimas de violência psicológica e física, 12 são vítimas de violência física, psicológica e patrimonial, uma é vítima de violência patrimonial, três são vítimas de violência psicológica e patrimonial, três são vítimas de violência física, sexual e psicológica, oito são vítimas de violência física, psicológica, sexual e patrimonial, e uma mulher é vítima de violência psicológica e sexual. Os Centros de Referência e Atendimento da Mulher são considerados pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, estruturas essenciais no enfrentamento à violência, pois visam promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania, por meio de ações e atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação). A criação de um padrão de atendimento para esse serviço em todo o País garantiu um funcionamento eficaz no combate a violência e fortalecimento da mulher. O trabalho de conscientização é muito importante e tem gerado resultados muito positivos, considerando o crescente número de encaminhamentos. Ressaltamos que muitos desses encaminhamentos foram feitos pelos PSFs do município, que têm se mostrado parceiros principalmente com o trabalho das Agentes Comunitárias que visitam as famílias, portanto, mantém contato direto com as mulheres. O CAM trabalha em contato direto com a Delegacia de Atendimento à Mulher, que após registrar o Boletim de Ocorrências encaminha a vítima para ser acompanhada pela psicóloga, o que tem contribuído para diminuir a reincidência, visto que as mulheres atendidas normalmente readquirem a auto-estima e passam a buscar uma saída para a situação de violência. Durante o ano, a equipe de atendimento do CAM foi convidada a realizar palestras em municípios vizinhos, como Batayporã e Taquarussu. Em todas as ocasiões, a receptividade foi excelente, demonstrando que o Governo Municipal mais uma vez investiu na priorização de serviços que beneficiam não somente às mulheres, mas toda a população. AÇÕES Do dia 25 de novembro ao dia 10 de dezembro deste ano, foi realizada a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Durante a campanha foi realizado o trabalho de panfletagem em alguns bairros da cidade, em parceria com o Projeto Agente Jovem da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Delegacia de Atendimento à Mulher e Câmara Municipal, palestras nas escolas e o lançamento do concurso de frases com o tema: Está na Lei, Exija seus direitos; Lei Maria da Penha. Esse concurso será finalizado no mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O atendimento desenvolvido pelo CAM, em parceria com a rede de atendimento, tem apresentado resultados satisfatórios, por desenvolver um tipo de serviço essencial dentro das Políticas Públicas para as Mulheres, o que favorece a melhoria das condições de vida da mulher, proporcionando ainda, condições necessárias para romper com a situação de vulnerabilidade em que vive. Ao final deste primeiro ano, queremos registrar nosso agradecimento ao prefeito Roberto Hashioka, por acreditar no trabalho desta equipe e pela sensibilidade que demonstra com as questões relacionadas a melhoria nas condições de vida da mulher nova-andradinense, analisa a diretora do CAM, Edna Chulli.|
CAM Nova Vida completa um ano de atendimento
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18/12/2007 às 12:00 • Atualizada em 18/11/2020 às 10:34