Nova Andradina inicia Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher com “Laço Branco” A Prefeitura Municipal, através da Superintendência de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, em parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher, Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, realizou na noite de terça-feira, dia 25 de novembro, o lançamento da Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a Mulher. O evento foi realizado na Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza, com a presença da superintendente de Projetos e Políticas Públicas para a Mulher, Edna Chulli, delegada Marília de Brito Martins, palestrante da noite, major Alves Neves, representando o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar, sargento Barcelos, representando o comando do Corpo de Bombeiros Militar, delegado Rinaldo Gomes Moreira, representando a Delegacia Regional da Polícia Civil, agentes comunitários dos PSF’s Central, Irman Ribeiro, Horto Florestal e Centro Educacional, além de pessoas da comunidade. A campanha foi iniciada com apresentação de dança do ventre, preparada pela professora Beti Oliveira, da Caliper Academia, destacando toda a feminilidade da mulher. O dia 25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres - marca o início da campanha e 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direito Humanos - seu encerramento. O dia 06 de dezembro é a data do massacre de mulheres de Montreal, marca a Campanha Mundial do Laço Branco, que congrega homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil, o trabalho se concentra no fortalecimento da auto-estima da mulher e seu empoderamento como condições para sair das situações de violência. Edna Chulli afirmou que a violência contra a mulher é uma situação de crime muito difícil de combater, porque geralmente o crime não é cometido por um inimigo público, mas pelo próprio companheiro da mulher. “Em Nova Andradina, temos que ter orgulho de ter uma Rede de Atendimento que realmente funciona. Temos parceiros como o Centro de Atendimento à Mulher, Delegacia de Atendimento à Mulher, Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros, além das Secretarias Municipais, que nos ajudam no combate à violência contra as mulheres”, destaca. A superintendente Edna Chulli disse ainda que o município de Nova Andradina está entre os que mais trabalham no combate à violência, sendo privilegiado no Estado, porque é a terceira cidade que possui um Centro de Atendimento, a exemplo de Campo Grande e Dourados. Edna ainda destacou o apoio incondicional do prefeito Roberto Hashioka para todas as ações de fortalecimento das mulheres vítimas de violência. “Não há motivos para uma mulher sofrer em silêncio em Nova Andradina, porque todas estão amparadas por uma Rede de Atendimento forte”, conclui Edna. O major Alves Neves, representando o tenente-coronel Nilvo Vicente Perlin, reafirmou o compromisso da Polícia Militar no combate à violência contra a mulher, destacando que as mulheres lutaram muito para conquistar seus direitos. “É preciso que todos se envolvam para continuar essa luta, pois é momento de resgate e constituição de direitos para as mulheres”, analisa. A delegada Marília de Brito apresentou uma palestra abordando temas como violência doméstica, aplicação da Lei Maria da Penha, bem como a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Ao final do evento, todos os homens receberam o “Laço Branco”, que simboliza o engajamento dos homens pela não-violência contra as mulheres.