Profissionais da saúde recebem oficinas para atuarem em situações de violência contra as mulheres A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou a abertura da capacitação voltada aos profissionais que atuam na saúde, na Associação Cultural Esportiva de Nova Andradina (Acena), na manhã desta quinta-feira, dia 24. Os trabalhos serão realizados entre os dias 24 e 25 de abril, visando sensibilizar os profissionais de saúde, agentes comunitários, órgãos e entidades da rede de atendimento à mulher sobre o fenômeno da violência de gênero, considerado uma questão de saúde pública. Prestigiaram a abertura o secretário municipal de saúde, Norberto Fabri Junior, representando o prefeito Roberto Hashioka, o vereador Adriano Palopoli, representando o Legislativo Municipal, Rosana Heinki, da assessoria técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de MS, Edna Chulli, diretora da Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU) de Nova Andradina, tenente-coronel Nilvo Vicente Perlin, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, a psicóloga Vitória Branchér, palestrante do evento e a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM), Marília Brito Martins, cabo Cassemiro, representando o Corpo de Bombeiros, além dos profissionais da saúde que participam da capacitação. Edna Chulli, diretora do CEMU, afirmou que a violência contra a mulher atinge principalmente a área da saúde, e que os profissionais que atendem diariamente as mulheres necessitam de treinamento para aperfeiçoar e melhorar este atendimento. “É sempre necessário se atualizar, porque é um atendimento muito específico”, analisa. Edna ainda agradeceu ao secretário Norberto Fabri, que numa atitude inovadora propôs que a capacitação fosse realizada em Nova Andradina, e com todo o apoio do prefeito Roberto Hashioka o evento pôde ser realizado. “Espero que os participantes sejam multiplicadores dos conhecimentos que serão adquiridos durante esses dois dias de capacitação, e espero que possamos colher bons frutos”, solicita. O vereador Adriano Palopoli disse que a violência contra a mulher é considerado um problema social, que deve ser combatido, salientando que o homem público deve garantir que todas as pessoas tenham qualidade de vida, com cidadania. Adriano ainda agradeceu a sensibilidade do prefeito Roberto Hashioka, que de imediato ofereceu todo o respaldo para a realização do evento. “Vocês estão aqui para se capacitar para prestar atendimento a uma vítima de violência. A violência contra a mulher é violência contra a família, a célula de onde parte a nossa educação e formação. Quando esta célula é partida, estamos tirando do cidadão a possibilidade de acesso a uma vida normal”, analisa o vereador. Rosana Heinki afirmou que a coordenadoria estadual admira muito o trabalho realizado pela CEMU em Nova Andradina, e por este motivo sempre oferece todo o apoio na realização de eventos no município, que são sempre muito produtivos. “A população sempre se favorece com este tipo de capacitação, pois acontece a melhoria no atendimento oferecido pela saúde pública”, destaca. Rosana disse que a capacitação começou a ser ministrada em 2006, e devido ao sucesso, foi repetido em 2007, com a capacitação de 600 profissionais em Campo Grande, e em diversos municípios de pequeno porte, onde os índices de violência são muito altos. “Esperamos contribuir para que o serviço de vocês, profissionais da saúde, sejam ainda melhores na questão de atendimento às mulheres vítimas de violência, discutindo conceitos, realizando oficinas e elaborando estratégias. O produto final desta capacitação é orientar para implantação da notificação compulsória nos casos de violência contra as mulheres”, conclui. O secretário Norberto Fabri, representando o prefeito Roberto Hashioka, trouxe uma mensagem do prefeito, que está trabalhando em Brasília e por este motivo não pôde comparecer na abertura da capacitação. Hashioka desejou sucesso na capacitação, e salientou que a Administração Municipal tem o compromisso de estabelecer políticas efetivas, que processem resultados eficientes, especialmente no que diz respeito à proteção da comunidade. “A cada dia, obtemos vitórias incontestáveis, graças ao engajamento de todos os que operam nas áreas sociais, da saúde e da educação. Desejo que o trabalho seja proveitoso, como são todos os dias dedicados ao trabalho em favor de nossa comunidade”, dizia a mensagem do prefeito Roberto Hashioka.