A Prefeitura Municipal de Nova Andradina, através da Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU) irá promover a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, que é utilizada como estratégia para conscientizar sobre a violência contra as mulheres como uma violação aos direitos humanos e demonstrar solidariedade às mulheres organizadas em um trabalho de promoção à não-violência em todo o mundo. Em Nova Andradina, a campanha começa no dia 26 de novembro, com panfletagem na Avenida Moura Andrade e se encerra no dia 10 de dezembro. O evento contará com panfletagem no centro da cidade e alguns residenciais, exibição de spots com mensagens de artistas nas rádios locais, e um concurso inédito de frases envolvendo alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares. A realização da Campanha é da Comissão Organizadora que conta com a Coordenadoria Especial da Mulher, Centro de Atendimento a Mulher, Delegacia de Atendimento a Mulher e Câmara de Vereadores, com total apoio da Prefeitura Municipal. “O prefeito Roberto Hashioka vem incentivando ações de enfrentamento à violência contra a mulher como forma de garantir uma convivência justa e igualitária entre homens e mulheres”, analisa Edna Chulli, diretora da CEMU. O dia 25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres - marca o início da campanha e 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direito Humanos - seu encerramento. O dia 06 de dezembro é a data do massacre de mulheres de Montreal, marca a Campanha Mundial do Laço Branco, que congrega homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil o trabalho se concentra no fortalecimento da auto-estima da mulher e seu empoderamento como condições para sair das situações de violência, adotando como slogan |Uma vida sem violência é um direito das mulheres!|. ATIVIDADES – No dia 27 de novembro, será realizada panfletagem no Residencial Flávio Derzi, no dia 28, os panfletos serão distribuídos no Residencial Argemiro Ortega. No dia 29, acontece a capacitação com toda a rede de atendimento, através da Coordenadoria de Políticas Públicas do Estado. Dia 30 a panfletagem continua no Bairro Durval Andrade Filho. Já no dia 03 de dezembro, os panfletos serão distribuídos na Vila Santo Antônio. Durante a campanha, as escolas de Nova Andradina receberão palestras sobre o tema. Finalmente, no dia 10 de dezembro, acontece o encerramento da campanha em todo o Estado, com seminário em Campo Grande na Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres. No mesmo dia, ainda acontece o encerramento e premiação da campanha de frases na Câmara Municipal.