Cinco conselheiros tutelares serão eleitos para o triênio em Nova Andradina O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) abriu as inscrições para escolha dos membros do Conselho Tutelar para o triênio 2008 à 2011. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro, das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas, na Sala dos Conselhos, localizada na Alameda Antônio Costa Santos, nº 1360, sala 08. O interessado deve apresentar cópia dos documentos pessoais, como RG, CPF, Título de Eleitor, certidão de reservista, comprovantes de escolaridade e residência, certidão negativa criminal e civil dos últimos cinco anos, e comprovante de noções básicas de informática. Para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar, os candidatos têm que ter reconhecida idoneidade moral, comprovada mediante certidão de antecedentes criminais e certidão negativa na Justiça, possuir no mínimo segundo grau completo, ter conhecimento básico de informática, ser aprovado na prova seletiva de conhecimentos gerais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, ser aprovado em exame psicológico realizado por profissional habilitado, não ter sido penalizado com a destituição da função de conselheiro tutelar, passar no processo de eleição, além de possuir disponibilidade de 24 horas diárias, e cumprir expediente na sede das 07 às 11 horas e das 13 às 17 horas. A prova escrita sobre conhecimentos gerais sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente será realizada no dia 04 de março, das 07 às 11 horas, nas dependências da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Os candidatos considerados aptos ao processo eleitoral serão os que obtiverem no mínimo média sete na prova. O candidato a conselheiro tutelar ainda passará por um exame psicológico com profissional habilitado, previamente agendado pela organização da eleição. Após estas etapas, a eleição será realizada no dia 05 de abril, das 08 às 17 horas, nas dependências da Escola Municipal Professor João de Lima Paes, e concorrem os candidatos que passarem pelo processo seletivo. O voto será facultativo, secreto, e estão aptos a votar maiores de 16 anos, mediante apresentação do Título Eleitoral juntamente com carteira de identidade ou outro documento com foto. Os primeiros mais votados serão considerados membros do Conselho Tutelar, ficando os demais pela ordem de votação como suplentes. No dia 09 de abril os conselheiros eleitos e seus suplentes tomam posse, e passarão por capacitação até o dia 11 de abril.