Reunião tratou sobre planejamento para 2009, crédito fundiário para aquisição de terras e projetos sobre pscicultura O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) reuniu-se na segunda-feira, dia 09 de fevereiro, na Sala dos Conselhos, localizada na Alameda Antônio Costa Santos, para tratar sobre o planejamento das atividades para 2009. O presidente do CMDR, Edílson Paes Nantes, fez a abertura da reunião, que contou com a participação dos conselheiros e convidados. O engenheiro agrônomo e advogado Antônio Carlos Nascimento agendou para o dia 27 de fevereiro, às 14 horas, palestra sobre os temas Reserva Legal e Área de Proteção Permanente (APP) para os produtores rurais. O engenheiro agrônomo Edmundo Minoru Tiba falou sobre crédito fundiário, visando adquirir terras para os hortifrutigranjeiros. Tiba afirmou que existem interessados na venda de propriedades rurais, no Bairro Umbaracá, com 20 alqueires, que atenderiam a demanda dos hortifrutigranjeiros, ficando a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) responsável em fazer vistoria na propriedade para dar andamento no crédito fundiário. Para viabilizar o processo, será necessário um parecer do CMDR. A gerente da agência do Banco do Brasil de Nova Andradina, Maria Judith Chulli, irá solicitar modelos e normas sobre estudos de áreas para atender aos hortifrutigranjeiros. O presidente da Coopavil, Hernandes Ortiz, falou sobre a implantação do Conseleite Municipal, para trazer mais apoio para a pecuária de leite em Nova Andradina. Hernandes afirmou que irá buscar apoio do Sebrae para implantar programa similar ao do Estado de São Paulo, chamado Vaca Móvel – Balde Cheio. O presidente da Coopavil ainda convidou os participantes da reunião para participar do 1º Encontro dos Cooperados, que será realizado no dia 15 de fevereiro, no Tatersal de Leilões Zeca Lopes. Maria Judith Chulli defendeu a união dos parceiros para que a produção leiteira seja convergente, e que o Banco do Brasil irá oferecer apoio à Coopavil tão logo a entidade esteja regularizada perante as normas legais. Chulli afirmou que será implantado o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para agilizar os processos de viabilização de recursos e financiamentos do Banco do Brasil para a pecuária de leite. Sobre o projeto de psicultura, Tiba comentou sobre a implantação de tanques de peixes, respeitando o meio ambiente, com licença ambiental. O vereador Márcio Pereira Costa se propôs a protocolar projeto na Câmara Municipal para implantação de hidrobacias hidrográficas, a fim de desenvolver conservação do solo, uma vez que o diagnóstico sobre as comunidades rurais aponta que esse é um dos problemas encontrados. Ao final da reunião, todos os conselheiros definiram que irão trabalhar para a liberação de recursos de projetos como Pronaf, financiamentos e Consad para desenvolvimento das ações para os produtores rurais.