Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
A Comissão Executiva Municipal de Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil se reuniu nesta semana para o planejamento das ações a serem desenvolvidas dentro do Projeto Bairro Feliz, que será realizado no próximo sábado (19), no Ginásio de Esportes, a partir das 8h. 
A iniciativa voltada a atividades esportivas, de lazer e recreação é coordenada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semec) e tem o apoio da Fundesporte, CREAS, das secretarias de Saúde e Serviços Públicos, da Biblioteca Sesi Indústria do Conhecimento e do Centro de Referência da Assistência Social.
Durante o encontro, ficou definido que haverá panfletagem, orientação e atendimento com esclarecimento de dúvidas a toda a população referente ao trabalho infantil. Foram deliberadas, ainda, ações referentes a capacitação e padronização de relatórios para os novos conselheiros tutelares que tomam posse à partir de janeiro do próximo ano, como também, a distribuição de materiais e manual de atuação do Conselho Tutelar, frente ao trabalho Infantil.
O trabalho infantil no Brasil, tem se revelado uma triste realidade que deve ser enxergada, enfrentada e, sobretudo transformada. O objetivo da Comissão Municipal é executar constantemente ações intersetoriais que articule políticas para a prevenção e erradicação do trabalho infantil, e o alinhamento de um trabalho árduo com órgãos que atuam com o Sistema de Garantia de Direitos.
“A atuação no combate ao trabalho infantil pressupõe, necessariamente, o rompimento de uma visão ideológica sobre mitos e verdades referente ao trabalho infantil. É incontestável que o trabalho precoce de crianças e adolescentes interferem direta e drasticamente em todas as dimensões do seu desenvolvimento, afetando a saúde e o desenvolvimento físico biológico, emocional, cognitivo e social”, frisou o Subsecretário de Políticas de Assistência Social, Carlos Augusto Simões.