Saúde pública é tema central da conferência, que será realizada dias 03 e 04 de agosto A Conferência Municipal de Saúde, que será realizada entre os dias 03 e 04 de agosto no Lions Club de Nova Andradina, tem o tema central “Saúde e Qualidade de Vida: Políticas de Estado e Desenvolvimento”. De acordo com a presidente da conferência, a assistente social Jane Maria Maia, a saúde pública será discutida durante o evento, visando esclarecer a população sobre os principais serviços com intuito de regionalizar, além de avaliar a saúde do município. “Nossas necessidades, novidades com relação à saúde do município serão apresentadas durante essa conferência, com discussão de sub-temas muito importantes. A saúde não é responsabilidade apenas do órgão público ou dos médicos, mas sim uma responsabilidade de todos nós”, esclarece Jane. Um dos sub-temas que será apresentado durante a conferência diz respeito às políticas públicas para a saúde e qualidade de vida, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) na seguridade social e o pacto pela saúde. “Vamos esclarecer para a comunidade a importância da questão da seguridade social, tema muito importante para quem utiliza o SUS”, analisa. A gestão no trabalho, que diz respeito aos funcionários lotados na saúde do município, também será discutida durante a conferência. Segundo Jane Maia, o tema não ficará restrito a apenas as condições de trabalho do funcionário da saúde, mas também na capacitação e qualificação dos trabalhadores, o que será revertido em melhoria na qualidade de serviços oferecidos pelo SUS para a população. “Trabalhamos numa área em que não podemos ter margem de erro, porque na saúde lidamos com a vida”, destaca. Outro ponto que será destacado durante a conferência são os principais trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde em Nova Andradina, como o serviço dos PSF’s, saúde mental do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vigilância epidemiológica e saúde bucal. “Vamos destacar o trabalho que temos feito e o que temos intenção em implantar na saúde pública de Nova Andradina”, analisa Jane. PROJETOS – Segundo Jane Maia, a saúde pública de Nova Andradina deverá implantar terapias alternativas, que são propostas visando ampliar os serviços da saúde no município. Deverão ser implantados no final deste ano os serviços adicionais na área de Reiki, homeopatia e acupuntura, visando dar uma atenção maior ao paciente da saúde pública. “São práticas interativas e complementares que serão colocadas em prática no SUS, como o Reiki, homeopatia e acupuntura”, afirma. PALESTRANTES – Estarão ministrando palestras durante o evento a secretária de Estado de saúde, a médica Beatriz Figueiredo Dobashi, a dentista Crhistinne Maymonne Gonçalves, a mestre em saúde coletiva Aparecida Bueno Nogueira, as enfermeiras Graziela Braz da Silva, Ingrid Elisandra Bumbiers Travain, a psicóloga e psicoterapeuta em psicanálise Gisele Gortadi Gomes, a dentista Débora Cristina Carvalho Batista, o médico Leandro Ferreira Luiz Fedossi, Neuza Graziano Russo, a médica Paulina Trotta Abrão e o médico João de Deus Pires Filho.