Vice-prefeito Helder Faria, representando o prefeito Hashioka, deu posse aos conselheiros tutelares eleitos Os cinco conselheiros tutelares eleitos recentemente tomaram posse em evento realizado na noite de quarta-feira, dia 09 de abril, na Escola Municipal João de Lima Paes. O vice-prefeito Helder Faria, representando o prefeito Roberto Hashioka, deu posse a Maria José Cardoso da Silva, Shirley Paes de Barros, Milson José Rosa, Mark Crestani Puga e Andréia Silva de Souza Gonçalves, que terão mandatos de três anos, permitida apenas uma reeleição. Os suplentes dos conselheiros são Miriam Alves da Silva, José Antônio Cassiano, Clara Luciane Cecatto, Margareth Aparecida Cruz dos Santos Gibin e Luciene Serra Barreto. Durante a solenidade, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Evilásia Santos Barbosa, falou sobre os trabalhos que o conselho vem desenvolvendo em Nova Andradina, bem como suas atribuições. O vice-prefeito Helder Faria parabenizou os conselheiros tutelares pela posse, e desejou que todos desempenhem um bom trabalho para garantir que sejam cumpridos os direitos da infância e da juventude. Durante seu discurso, Helder Faria falou sobre a responsabilidade do trabalho do conselheiro, bem como a importância da família. “Jovens de famílias estruturadas geralmente não precisam da atuação do Conselho Tutelar. Zelar pela integridade física, psicológica e social das nossas crianças e jovens são responsabilidades de todos”, destaca. O CMDCA é o órgão responsável pela elaboração das Diretrizes da Política de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como pelo acompanhamento, controle social e avaliação dos programas e ações desenvolvidas no município. Cabe ao CMDCA garantir a participação popular no processo de discussão, deliberação e controle da política integral de atendimento à criança e ao adolescente de forma eficaz. Foi sobre a responsabilidade do CMDCA, fiscalizado pelo Ministério Público e com o apoio incondicional da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, que foi realizado o processo eleitoral no período de 11 de fevereiro a 05 de março, para a escolha dos conselheiros tutelares de Nova Andradina. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no artigo 131 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Como um dos operadores da política de atendimento, o Conselho Tutelar deve contar com o acompanhamento do CMDCA, da Justiça da Infância e da Juventude, do Ministério Público, das entidades civis que trabalham com a população infantil e juvenil, e principalmente, dos cidadãos de uma forma geral. Todos devem zelar pelo bom funcionamento do Conselho Tutelar e pela correta execução de suas atribuições legais.