A Engenheira Cornélia, da Secretaria de Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina participou da reunião realizada no dia 26 de fevereiro, em Navirai, do Conselho da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, a qual sobrepõe 14 municípios no Estado do Paraná, um em São Paulo e 10 no MS. Entre eles, Nova Andradina, que tem uma parte inserida neste Unidade de Conservação Federal, fazendo parte do conselho com uma vaga de titular em que a Engenheira Agronoma e Gestora Ambiental Cornelia Cristina Nagel representa a Prefeitura.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão que foi criado recentemente, para responder pelas Unidades de Conservação Federais, que antes era de competência do IBAMA, publicou no Diario Oficial da União, em 30 de outubro de 2009, portaria de nº 86, em que é criado o Conselho Consultivo da APA do Rio Paraná, composto por 54 entidades e órgãos não-governamentais dos 25 municipios que estão inteiramente ou parcialmente inseridos na APA.
Os conselheiros indicados por suas entidades compareceram para a posse no Conselho, no entanto, ao tomarem conhecimento de que este seria consultivo e não deliberativo, como fora votado na ultima reunião de formação, em 2007, a maioria se negou a receber o certificado de posse, alegando ser um desrespeito com a assembléia.
Outro motivo de insatisfação foi a falta de qualquer justificativa por parte do órgão federal. Para os representantes das entidades, a legislação pertinente diz que o caráter do conselho pode ser tanto consultivo quanto deliberativo, para as APAs.
Decidiu-se então que a ata seria firmada, com as assinaturas dos 52 representantes presentes e no documento, constaria novamente o pedido para que o conselho fosse deliberativo, e que, enquanto o assunto não se resolvesse, as atividades estariam paralisadas.
Estiveram presentes ao evento o Gestor da APA do Instituto Chico Mendes, Sandro Pereira; o Gerente de Meio Ambiente de Navirai, João Carmo Neves; representantes de entidades como o INCRA/MS, IBAMA/MS, Sindicatos Rurais do Paraná e de Mato Grosso do Sul; F AMASUL, Prefeituras do Paraná e de Mato Grosso do Sul; Consorcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná-COMAFEN, Consorcio Intermunicipal para a Conservação do Remanescente do Rio Paraná-CORIPA; Instituto do Meio Ambiente do Paraná-IAP; Associação dos Pescadores do MS; COOPASUL, Associação dos Produtores de Arroz do Paraná e Ministerio Publico Estadual do MS.