Durante a reunião foi eleita a Diretoria para o biênio 2008/2009 do Conselho Municipal do Plano Diretor Os representantes do Conselho Municipal do Plano Diretor realizaram reunião na noite de terça-feira, dia 1º de julho, na Sala Lúcia Andrade de Toledo Piza, em Nova Andradina. Na ocasião, o arquiteto Luiz Carlos Ribeiro, de Dourados, fez uma explanação sobre os procedimentos da lei que institui o Plano Diretor, bem como sobre as competências dos Conselhos Regionais do Município (Corem’s). Durante a reunião, ainda foi realizada a eleição para a Diretoria do Conselho do Plano Diretor para o biênio 2008/2009, sendo escolhido como presidente Rodinei Gonçalves Taveira, vice-presidente Clodoaldo Barthiman, secretária Janaína Couto Xavier e suplente de secretário Cornélia Cristina Nagel. Em breve, deverá ser realizada solenidade de posse da Diretoria do Conselho do Plano Diretor, quando o prefeito Roberto Hashioka recepcionará os membros eleitos. Após a eleição da diretoria, foi realizada a aprovação do regimento interno. O Conselho Geral do Plano Diretor (Coplan) e os oito Conselhos Regionais do Município (Corem’s) de cada região urbana farão reuniões mensais, visando discutir princípios e diretrizes para políticas setoriais e para política de desenvolvimento urbano de Nova Andradina. O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade, buscando identificar a analisar as características físicas e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades. O Plano Diretor pode ser definido como o conjunto de regras que determinam o que pode ou não ser feito em cada região ou local da cidade. Por ser um processo de discussão pública que busca analisar e avaliar a cidade, o Plano Diretor é a melhor maneira de democratizar a discussão sobre a cidade ideal. O município de Nova Andradina tem experimentado, nos últimos sete anos e meio, um invejável crescimento, fruto da administração séria e comprometida com a honestidade, planejamento e execução eficientes, sob o comando do prefeito Roberto Hashioka. O Plano Diretor é uma das ações para planejar o crescimento de Nova Andradina de forma sustentável, trabalhando com uma previsão urbanística de ocupação, dentro dos próximos 20 anos.