Identificar e discutir os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA), frente aos obstáculos e possibilidades locais, regionais e nacionais, indicando ações de enfrentamento dos interesses e demandas por esta modalidade de educação. Na atualidade, há no Brasil uma parcela enorme de pessoas analfabetas, semi-analfabetas e analfabetas funcionais. Juntos os três grupos totalizam aproximadamente 60 milhões de pessoas, destes 20 milhões são analfabetos, os demais não concluíram o Ensino Fundamental. Diante das políticas educacionais apresentadas pelo governo central, do envolvimento dos poder público local na implementação de programas específicos de escolarização no município e do engajamento da sociedade civil organizada na discussão, acompanhamento e proposição de ações voltadas para EJA, surgiram entidades de caráter jurídico, com estatuto próprio, visando ao encaminhamento das questões afetas à esta modalidade de educação. Dentre elas o FEJA/MS - Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul. O propósito da realização do 1º Encontro de Educação de Jovens e Adultos de Nova Andradina não se esgota na execução das atividades do evento, pelo contrário, visa ao lançamento das bases para a criação, implantação e implementação do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Nova Andradina. Outra possibilidade é a incorporação dos municípios vizinhos, nos quais não haja o Conselho Municipal de Educação, o que elevaria a seção à categoria de fórum regional. Assim, o CME de Nova Andradina, se reuniu no último dia 19 p.passado para preparar este encontro nos dias 21 e 22/ Junho, que terá como temas e palestrantes: Os desafios da educação de jovens e adultos - Profª. Vera de Fátima Antunes, Coordenadora do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul – FEJA/MS; Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos - Profª. Liliam Cristina Caldeira; O contexto da EJA em MS - Palestrante: Profª. Severina Ferreira da Silva; Os desafios da EJA no Brasil - Palestrante: Profª. Maria José; A composição e as finalidades do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul FEJA/MS - Palestrantes: Profª. Vera de Fátima Antunes e Prof. Célio Vieira Nogueira; Constituição do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Nova Andradina - Conselho Municipal de Educação de Nova Andradina.