O Corpo de Bombeiros do Vale do Ivinhema realizou na noite do dia 05 – Dia Mundial do meio Ambiente, no Plenário da Câmara de Vereadores uma conferência tratando sobre redução de acidentes e queimadas. A solenidade teve por finalidade o lançamento do “PROGRAMA DE REDUÇÃO DE ACIDENTES E QUEIMADAS” para a formação de uma consciência prevencionista em toda a população, a ser implantado pelo Corpo de Bombeiros, visando evitar e minimizar a ocorrência de muitos acidentes e incêndios. Estiveram presentes o Major Sidney Ribeiro, Comandante do 3º SGBMS; do 8º Batalhão da Policia Militar, Tenente Coronel Nilvo Vicente Perlin; o Vereador João Lucio, representando a Câmara Municipal; o Vice-Prefeito, Helder Faria e vários representantes de entidades de Nova Andradina. O Secretário de Educação, Profº. Luiz Sampaio, ao fazer uso da palavra enfatizou da importância do evento, pois diminuir a incidência de acidentes é um compromisso de todos e a educação é ponto de partida, para que as crianças possam criar uma consciência de respeito às leis de trânsito. O Tenente Coronel Perlin parabenizou ao Major Ribeiro, do Corpo de Bombeiros, pela iniciativa, afirmando que a Policia Militar, sem dúvida será parceira deste Programa, uma vez que, o índice de acidentes registrados em Nova Andradina tem sido muito grande, principalmente envolvendo motos e muitas vezes com condutores sem habilitação, afirmando que quando os pais dão de presente aos filhos sem habilitação, um veículo motorizado demonstram não um ato de amor para com os mesmos, mas sim um desrespeito a vida. O Vereador João Lúcio disse que eventos que tem o objetivo de preservar vidas devem ter apoio irrestrito e a Câmara Municipal será parceira inconteste e sobre os acidentes, o vereador afirmou que moto não é perigoso e sim quem a pilota, quase sempre sem preparo nenhum. O Vice Prefeito Helder falando em nome do Governo Municipal afirmou que a administração Municipal tem trabalhado através do Demtran firmando parcerias para se formar uma conscientização cada vez maior, objetivando a diminuição de acidentes, parabenizando ao Corpo de Bombeiros pelo lançamento do programa de Redução de Acidentes e ressaltando que a participação de todos é importante, fazendo comentário pela pequena presença na Câmara Municipal, se a sociedade não participa não se conscientiza. Por fim o Major Sidney Ribeiro ministrou uma palestra sobre a importância da realização de um trabalho conjunto para se evitar acidentes, quando um vídeo chamou a atenção de todos, contando a história de uma jovem cheia de vida a qual, por causa da negligência de um motorista, hoje encontra-se com o rosto totalmente desfigurado mesmo depois de passar por 50 cirurgias, após um acidente onde teve grande parte do corpo queimado. O próximo passo segundo Ribeiro será um trabalho envolvendo os vários seguimentos da sociedade, o poder público através da Secretaria de Educação e o Demtran, mostrando que todos devem respeitar as leis de trânsito e acima de tudo a vida.