Beleza, ousadia e qualidade. Estes são apenas alguns dos itens que o desfile de moda do Pólo Nova Costura ofereceu ao público que visitou a 25ª edição da Festa Julina de Nova Andradina – Fejuna no dia 14 de Julho. Cada uma das quinze empresas participantes do desfile apresentaram cinco visuais diferentes em lingerie, modas feminina, infantil e masculina, uniformes empresariais e escolares, bordados e acessórios de artesanato do vestuário. As peças são feitas em malharia e jeans. O desfile teve apoio inconteste do Governo de Nova Andradina, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado. Para Márcio Costa, titular da pasta, “o Prefeito Roberto Hashioka tem se empenhado em trazer novas indústrias, mas sempre com a preocupação de incentivar e incrementar aquelas já instaladas e em funcionamento no Município”. Márcio destacou também a importância e a beleza do desfile para o incremento os negócios das empresas integrantes do pólo, como também, de incentivo para outras tantas venham fazer parte do mesmo. “A maioria dos itens é de meia estação, porque não temos aqui um inverno rigoroso, apenas dias mais frescos”, explicou Josefa Aparecida Araújo Paris, representante da classe empresarial do Pólo em Nova Andradina. Para Josefa, o desfile conferiu credibilidade às indústrias de moda da região, atrai novos clientes e foi uma oportunidade de divulgação. “Antes de começar o Pólo nem o prefeito tinha conhecimento dessas indústrias e hoje é um dos maiores incentivadores. Nosso foco é mostrar a cara”. Este é o segundo desfile de moda realizado durante a Fejuna. No ano passado, o evento atraiu 15 mil pessoas por dia e a expectativa para 2007 é que este número aumente. “São pelo menos 50 pessoas envolvidas diretamente. Foram contratados estagiários e modelos de passarela”, diz Josefa. As empresas que fizeram o desfile no dia 14 também participaram até o dia 15 de julho, com exposição e venda de produtos nos estandes. Objetivo foi consolidar a economia do setor e divulgar os produtos que são industrializados pelas empresas de Nova Andradina, distrito de Nova Casa Verde, Novo Horizonte do Sul, Gloria de Dourados, Dourados, Batayporã e Ivinhema. Segundo Silmara Dourado Moraes, consultora do Sebrae, esta é uma das ações contempladas dentro do projeto “Pólo de Moda Nova Costura”, que hoje conta com 35 empresas participantes, de 13 municípios e 1 distrito da região sudeste, sendo eles: Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e distrito de Nova Casa Verde. Em 2006, o Pólo produziu 141.755 peças de roupas e destas 134 mil foram vendidas. A atividade envolveu 103 colaboradores nas empresas, 126 máquinas e 30 mil quilos em volume médio de matéria-prima comprada.