Plano de Ações Articuladas está sendo elaborado por uma equipe da educação de Nova Andradina A equipe da Secretaria Municipal de Educação está participando da elaboração do Plano de Ação Articulada (PAR) de Nova Andradina. O trabalho foi iniciado na quinta-feira, dia 22 de novembro, e deve se estender até que seja finalizado. O PAR é um plano de metas do Programa “Educação para Todos”, realizado em parceria entre o Governo Federal, Estadual e Municipal, que em trabalho conjunto estão elaborando uma “radiografia” do município na área de educação, visando distribuir melhor os recursos e para que todos os alunos do País tenham padrão mínimo de qualidade no atendimento educacional. O projeto será desenvolvido de 2008 a 2011, atingindo nesses quatro anos todos os municípios de MS. Mato Grosso do Sul é piloto do projeto, e na primeira etapa 25 municípios serão atendidos após a elaboração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), sendo a meta atender a todos os 78 municípios do Estado com o diagnóstico da educação municipal, para trazer recursos para melhorias no setor. De acordo com Maria Benedita Peixoto, que atua na Secretaria de Estado de Educação no setor de Assessoria Técnica aos Municípios, o trabalho faz um levantamento geral sobre as condições pedagógicas, humanas e físicas da educação no município. A equipe de Campo Grande é composta por Maria Benedita e Mara Regina Marques, da assessoria técnica aos municípios, Alfredo César, engenheiro/arquiteto e os acadêmicos de arquitetura Vanda e Pedro, que farão o diagnóstico físico e pedagógico do ensino em Nova Andradina. “Percebemos que Nova Andradina realiza um bom trabalho na educação, tendo apenas algumas dificuldades em instalações e número de professores”, analisa. Na ocasião, ainda foi formada uma equipe técnica de Nova Andradina, que elaboraram o PAR, que foram designados pelo prefeito Roberto Hashioka, através do Decreto nº 761, de 07 de novembro de 2007. A equipe de trabalho é composta por Mara Ivane de Oliveira Costa, Vilma Patussi Lopes Novoli, Carmina Maria Silva Fernandes, Cláudia Lisméia da Silva Morais, Lúcia Helena Pires de Araújo, Renata Nunes Ramos, Jeni Sueli Lombardi Arrais e Nair Aparecida Lorencini Russo, além do secretário municipal Luiz Carlos Sampaio, que são os responsáveis para elaboração do PAR.