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        O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.         O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o País, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Desta forma, ano a ano, o MEC divulga metas que precisam ser atingidas, para que este plano atinja seus objetivos em 2022.         Em Nova Andradina, em anos anteriores, trabalhavam para atingir as metas previstas nos biênios, de acordo com a proposta do MEC. Em 2009, quando o Prefeito Gilberto Garcia iniciou sua administração, determinou como prioridade do seu governo, ações que tornassem a Educação Municipal, um sistema de ensino capaz de formar cidadãos e promover a segurança de um futuro digno para crianças e jovens.         Investiu na profissão, possibilitando aos profissionais que atuam no setor, um ambiente de trabalho com condições extremamente favoráveis, instrumentalizado com o que há de mais moderno e eficiente. Com capacitação continuada, não mediu esforços para que os professores tivessem à sua disposição métodos e formas de ensinar, capazes de dar ao aluno, as perfeitas condições de aprendizagem. Buscou a inclusão da família, na comunidade escolar, e desde o transporte, a merenda, a rede física, o mobiliário, enfim, foram incorporados como peças fundamentais para a execução de um amplo programa de promoção da qualidade do ensino.         O resultado não tardou a chegar e este ano, após a avaliação das provas aplicadas pelo MEC, e de todos os parâmetros que são julgados para se justificar os números do IDEB, constatou-se a eficiência do programa, e os resultados acabam de ser divulgados.         Todas as escolas da Rede Municipal tiveram aumento da eficiência do ensino, com avanços que chegam a 71,4% (Escola Efantina de Quadros – séries iniciais). E o conjunto das unidades escolares, sem nenhuma exceção, atingiram as metas propostas não apenas para 2009, mas também para 2011.         Há casos em que este índice ultrapassa a previsão de 2013.         A Escola da Rede que atingiu a maior nota foi a Arco Íris (Vila Beatriz), para as séries iniciais do Ensino Fundamental, com 5,3. Já para as séries finais, a escola que conquistou a maior média foi a João de Lima Paes, com 4,8. Vale salientar que esta escola tinha como meta para 2009, a nota 3,4. E em 2007, mesma nota obtida em 2007, portanto, apresentou um avanço de 41,17%.         De acordo com a Professora Nair Lorencini Russo, o Ideb relacionado com as Escolas Municipais também apresenta dados significativos, que atestam que quando se prioriza de verdade, a Educação, como faz o Prefeito Gilberto, a comunidade escolar corresponde. Houve aumento salarial para os professores, em mais de 30%, no ano passado, um reforço na aquisição de material didático-escolar, salas de informática em todas as escolas (com Internet), quadras de esporte (a maioria coberta) salas de aula amplas e arejadas, com número apropriado de alunos por classe. E hoje a Rede apresenta um corpo com mais de 450 professores, na grande maioria com pós-graduados, muitos doutores, e todos eles, indistintamente, com graduação plena.         Para Nair, os pais também têm sido presentes, mas a disciplina nas escolas municipais tem sido valorizada, e está em andamento, um Programa em parceria com a Promotoria da Infância e da Adolescência, para contribuir com a qualidade do ensino oferecido e a vida escolar do aluno, favorecendo o clima existente.         “É todo um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas, e a priorização pelo Prefeito da qualidade do ensino, reflete nas atividades, como concursos de redação, de desenhos, olimpíadas de matemática, feiras de ciências e outras atividades, que possibilitam ao aluno, avançar no seu aprendizado, fazendo-o interessar-se pelo estudo e pelo conhecimento”, diz Nair.         De fato, hoje, nas escolas municipais, a merenda é diferenciada, com produtos adquiridos pelo produtor local, para complementar a alimentação farta e de qualidade. O transporte escolar é seguro e garante o acesso à escola, de todos os alunos.         O Prefeito conclui que estas conquistas são fruto de um trabalho árduo, de todo o conjunto da Administração, que “se juntou com o propósito de tornar a Educação de Nova Andradina, um celeiro a contemplar o talento e a inteligência de nossos estudantes”, disse ele.         Gilberto solicita aos pais que continuem acompanhando o desenvolvimento de seus filhos na escola. “Estejam atentos ajudando e fiscalizando as tarefas de casa, o estudo e preparação para as provas, incentivando a leitura, o aprendizado das disciplinas fundamentais, e assim, com certeza, vamos garantir novas conquistas, que vão reverter no sucesso de nossas crianças e jovens. Tudo depende de nós. Vamos em frente”, concluiu ele, parabenizando a todos os que fizeram desta vitória, um grande motivo para Nova Andradina comemorar mais um grande presente para as gerações futuras.

Escolas de séries iniciais (1º a 4º anos)

Escola

Ideb 2007

Meta 2009

Ideb 2009

Avanço

Efantina Quadros

2,8

3,0

4,8

71,42%

João de Lima Paes

3,4

4,0

5,1

50%

Luis Cláudio Josué Assentamento

3,0

3,5

3,8

26,66%

Arco Íris

4,7

4,6

5,3

12,76%

Brincando Aprender

4,0

4,0

4,4

10,6%

Mundo da Criança

4,6

5,0

5,0

8,69%

Pingo de Gente

4,6

4,1

4,7

2,17%

Escolas de séries finais (5º a 8º anos)

Escola

Ideb 2007

Meta 2009

Ideb 2009

Avanço

Efantina Quadros

3,0

2,7

4,4

46,66%

João de Lima Paes

3,4

3,4

4,8

41,17%

Luis Cláudio Josué

Assentamento

3,2

2,9

4,4

37,5%

OBS: As Escolas Ministro Marcos Freire e Machado de Assis não foram avaliadas.