Encontro preparatório para a V Conferência Estadual dos Direitos Humanos reuniu municípios da Região Leste de MS O I Enprecon (I Encontro Preparatório da Região Leste) traçou perfil da Região Leste e elegeu propostas para o plano de Política Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, além de indicar desafios e sugerir estratégias de continuidade das ações dos direitos humanos. O encontro, realizado no Anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Nova Andradina, na quarta-feira, dia 30 de julho, congregou os municípios de Nova Andradina, Taquarussu, Bataguassu, Ivinhema e Batayporã. O evento foi realizado para preparar os municípios da Região Leste para a V Conferência Estadual dos Direitos Humanos, que será realizada em Campo Grande nos dias 14 e 15 de agosto, e também para a Conferência Nacional, que acontece em Brasília, com data prevista para 15 a 18 de dezembro. Participaram da abertura a deputada estadual Dione Hashioka, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Vanda Isabel de Araújo, a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) e palestrante do evento, Marília de Brito Martins, tenente Prado, representando o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nilvo Vicente Perlin, o gerente da UEMS Nova Andradina, Sonner Arfux de Figueiredo e a conselheira estadual dos Direitos Humanos, da Secretaria de Estado de Educação, Ivone Nemer de Araújo. A secretária Vanda de Araújo agradeceu a presença de todos os participantes da Região Leste e destacou a importância da realização do I Enprecon, que elegeu delegados e deliberou propostas para serem apresentadas nas Conferências Estadual e Nacional. “Desejo a todos muito sucesso. Gostaria de agradecer a parceria dos municípios vizinhos, que sempre têm auxiliado nos trabalhos para o desenvolvimento da região”, destaca. A conselheira estadual dos Direitos Humanos, Ivone Nemer de Araújo, disse que o encontro preparatório tem o objetivo de levantar questões importantes na região para melhorar as ações dos direitos humanos. “Sabemos que a região é privilegiada, pois sabe trabalhar bem com a diversidade. A questão de direitos humanos passa pela exclusão, é preciso saber trabalhar para que todos sejam cidadãos incluídos na sociedade, defendendo a melhoria da qualidade de vida para todos”, analisa. A deputada estadual Dione Hashioka, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos na Assembléia Legislativa, afirmou que as discussões são importantes para elencar propostas para os direitos humanos na V Conferência Estadual. A deputada Dione ainda agradeceu a presença de todos no Enprecon, que muito contribuem para o sucesso do encontro. “Os delegados eleitos serão os soldados na defesa dos direitos humanos da nossa região. Desejo que daqui saiam ótimas propostas para a nossa região”, afirma a deputada.