Deputado federal Antônio Carlos Biffi disse que obras do CEFET devem estar concluídas em 2009 A Audiência Pública realizada no último sábado (22), que debateu a Escola Agrotécnica de Nova Andradina, trouxe uma grande expectativa para os participantes. De acordo com informações do deputado federal Antônio Carlos Biffi, já no ano de 2009 o Governo Federal deverá concluir as obras do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Nova Andradina, que será pólo de educação técnica agrícola da região. Com o Plenário Sidney Sanches lotado, a Audiência Pública contou com a participação do prefeito municipal, Roberto Hashioka Soler, da deputada estadual Dione Hashioka, senador Delcídio do Amaral, deputado federal Antônio Carlos Biffi, do vice-prefeito Helder Faria, do presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, secretário de Educação Luiz Sampaio, prefeito de Angélica João Cassuci, prefeito de Taquarussu, Genivaldo Medeiros, demais vereadores de Nova Andradina e população. O presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, disse que desde o seu primeiro mandato, o prefeito Roberto Hashioka tem lutado para o término das obras e funcionamento da Escola Agrotécnica, sempre com apoio da Câmara Municipal. “Estamos satisfeitos em poder respostas positivas do deputado Biffi e do senador Delcídio, para que nossa escola inicie seu funcionamento”, declara. O vice-prefeito Helder Faria disse que o funcionamento da Escola Agrotécnica representa educação de qualidade para cerca de 400 jovens. O prefeito de Angélica, João Cassuci, disse que a necessidade em se colocar a Escola Agroténica em funcionamento tem grande importância para toda a região, que poderá contar com capacitação para os produtores rurais. A deputada Dione Hashioka disse que acompanha a luta do prefeito Hashioka desde o primeiro mandato para colocar a Escola Agrotécnica em funcionamento, para capacitar principalmente os trabalhadores dos assentamentos. “Muitas pessoas serão capacitadas com essa escola, e com isso a região do Vale do Ivinhema irá crescer e se desenvolver. Estarei concentrando meus esforços no que for preciso para que isso aconteça”, analisa Dione. O prefeito Roberto Hashioka agradeceu os recursos disponibilizados pelo deputado federal Biffi e senador Delcídio do Amaral para as obras do Anel Rodoviário, prédio da UFMS, além de recursos de infra-estrutura para a Vila Operária. As obras do anel rodoviário devem ser retomadas em breve, com a liberação de R$ 1,15 milhão, com expectativas para R$ 980 mil que estão empenhados. “Teremos condições de liberar a primeira parte da obra, no trecho da MS 134 que liga Nova Andradina a Casa Verde a Batayporã, tirando parte significativa do tráfego pesado que passa pelas Avenidas Ivinhema e Alcides Menezes de Faria”, afirma. Na ocasião, o prefeito Roberto Hashioka recebeu ainda a notícia do empenho de R$ 900 mil para obras de drenagem, através de emenda do senador Delcídio, e disse que ainda será definida a região que será contemplada com as obras de infra-estrutura, através de estudos técnicos. Sobre a Escola Agrotécnica, Hashioka afirmou que o processo é antigo, a obra teve algumas irregularidades, com dificuldades para implantação da escola. “Mas nunca desistimos”, disse. O prefeito disse que para 2008 já existem recursos alocados da ordem de R$ R$ 2,15 milhão, criando a autarquia, para a retomada das obras para conclusão da escola. “O mais importante é que é uma obra definitiva, Nova Andradina terá um CEFET, com os demais interligados”, analisa. Delcídio disse que o CEFET de Campo Grande será voltado para a formação de técnicos eletricistas, eletrônicos, mecânicos, construtores, sendo que as duas escolas, de Nova Andradina e Campo Grande, serão pólos para ramificações futuras. “Esse projeto é definitivo, só falta a aprovação do Senado, o relator é o senador Valter Pereira, estamos com o processo sob controle. A Escola Agrotécnica é uma realidade, isso corresponde ao anseio de toda a população de Nova Andradina e região”, considera. O deputado federal Antônio Carlos Biffi fez uma apresentação sobre a implantação da Escola Agrotécnica de Nova Andradina. Ele afirmou que a escola é um sonho que se iniciou há mais de 15 anos, e teve a obra paralisada devido a irregularidades. O Governo Federal passado, segundo Biffi, encaminhou projeto de lei proibindo a ampliação das escolas técnicas federais em todo o País. No Governo Lula, a previsão é de implantação de 24 escolas para 2008, já em 2009 e 2010, serão mais 150 escolas. Serão 174 escolas em 4 anos, contra 140 que já existiam. “Teremos um novo modelo de ampliação de rede, onde Nova Andradina será pólo de toda região de cursos técnicos. Esperamos em 2008 já realizar concursos públicos para professores, funcionários e direção da escola”, conclui.