A Escola Municipal Luis Cláudio Josué recebeu nesta semana o Professor Doutor Paulo Paes, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acompanhado de assessoras acadêmicas, para discorrer à equipe pedagógica da unidade escolar sobre a linha de pensamento de Vigotsky, educar de filósofo de renome internacional. O Professor Doutor Paulo Paes está desenvolvendo um projeto de extensão junto aos professores da Rede Municipal de Ensino, apresentando Vigotsky, um estudioso que prega a disciplina como a chave para o sucesso, em todas as instâncias, e no das escolas, envolvendo educandos e educadores neste processo. Nos encontros mensais com os professores envolvidos no projeto são realizados trabalhos práticos pelos profissionais nas escolas, e logo em seguida são iniciadas as visitas às demais unidades escolares, visando disseminar os conhecimentos para os professores que não tiveram oportunidade de participar dos encontros. De acordo com a diretora da Escola Municipal Luis Cláudio Josué, Lúcia Helena Pires de Araújo, em breve o professor Paulo Paes estará ministrando palestra aos pais dos alunos, levando as idéias de Vigotsky às famílias. “Os cursos e atividades extracurriculares são muito importantes para toda comunidade escolar, uma vez que temos a oportunidade de ampliar os conhecimentos, melhorando, com isso, a qualidade do ensino em nossa unidade escolar”, analisa a diretora Lúcia Pires. VIGOTSKY E A DISCIPLINA – Tendo sido contemporâneo de Piaget, Vigotsky elaborou uma teoria que tem por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico e o papel de linguagem e da aprendizagem neste desenvolvimento. Para Vigotsky, as origens da vida consciente e do pensamento abstrato deveriam ser procuradas na interação do organismo com as condições de vida social e nas formas histórico-sociais de vida da espécie humana e não, como muitos acreditavam, no mundo espiritual e sensorial dos homens. Sendo, portanto, necessário analisar o reflexo do mundo exterior no mundo interior dos indivíduos a partir da interação destes com a realidade.