Exposição organizada para a Semana do Meio Ambiente aborda reciclagem e proteção ambiental A exposição organizada para a Semana do Meio Ambiente, que pode ser visitada mediante agendamento até sábado, dia 07 de junho, aborda todos os tipos de reciclagem e a prevenção ambiental. Organizada em parceria entre as escolas do município e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado (Semdi), a exposição já no seu primeiro dia teve intensa visitação por parte dos alunos e da população de Nova Andradina. As Escolas Municipais se organizaram e disponibilizaram cartazes, banners explicativos e peças recicladas em suas exposições. A Escola Municipal Efantina de Quadros abordou a reciclagem de vidro, e expõe peças que podem ser reaproveitadas para portar mantimentos ou decoração. A Escola Municipal Arco Íris expõe sobre a reciclagem de metais, bem como sua utilização em roupas ou peças de decoração. A Escola Municipal João de Lima Paes abordou o tema lixo eletrônico, uma das grandes preocupações atuais, pois à medida em que aumenta a produção de novos equipamentos eletrônicos, os aparelhos considerados obsoletos precisam de um destino final sem agredir o meio ambiente. A Escola Municipal Brincando de Aprender expõe sobre pilhas e baterias e seu destino final. A Escola Municipal Mundo da Criança – Pólo aborda em sua exposição os agrotóxicos, destino para as embalagens bem como a agressão ao meio ambiente, quando usadas indevidamente. A Escola Municipal Luis Cláudio Josué aborda em sua exposição os trabalhos que podem ser feitos com garrafas peti e papelão. A coleta seletiva e educação ambiental foram os temas explorados pela Escola Municipal Machado de Assis para a exposição da Semana do Meio Ambiente. Outro tema discutido pela Escola Municipal Ministro Marcos Freire é a água, outra grande preocupação mundial. As escolas estaduais também participam da exposição. O tema abordado pela Escola Estadual Professora Nair Palácio é a reciclagem de papel, quais tipos de papel podem ser reciclados e como realizar essa reciclagem, passo a passo. A Escola Estadual Luis Soares Andrade aborda o plástico e expõe um aquecedor solar feito com garrafas peti. A Escola Estadual Padre Anchieta expõe as ações ambientais para a recuperação do aterro sanitário e da erosão no Umbaracá. A Apae está expondo objetos de decoração e utilitários feitos com tecidos, vidro e madeira. A Escola Estadual Irman Ribeiro organizou uma exposição sobre a utilização do óleo de cozinha usado. Ainda há uma proposta de área verde para o Horto Florestal, na exposição organizada pela Escola Estadual Fátima Gaiotto, e a Escola Estadual Austrílio Capilé Castro faz uma abordagem sobre como utilizar a energia elétrica. O prefeito Roberto Hashioka investe em ações preventivas para a preservação do meio ambiente, pois entende que o desenvolvimento deve acontecer de forma sustentável. Algumas ações desenvolvidas pelo Governo Municipal de destaque são a coleta seletiva do lixo em todos os quadrantes do município, entrega de mudas de árvores nativas e frutíferas produzidas no Viveiro Municipal, para reflorestamento, criação de legislação ambiental, duas áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), implantação do Plano Diretor no município, com ações para os próximos 20 anos, além da criação de áreas de preservação ambiental.