Os grupos de teatro de escolas públicas e particulares da Costa Leste de Mato Grosso do Sul já podem se inscrever no Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), o maior festival de teatro para o trânsito realizado no Estado.
O anúncio foi feito pelo inspetor-presidente da Comissão Regional da Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fábio Roberto Sodré, na última sexta-feira (26), no Auditório da Prefeitura de Nova Andradina.
O encontro reuniu representantes das escolas públicas, particulares e secretários de Educação dos municípios de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Anaurilândia, Angélica, Ivinhema, Deodápolis, Novo Horizonte do Sul e Bataguassu. O prazo das inscrições segue até 15 de abril e elas podem ser feitas gratuitamente pelo site www.ms.fetran.com.br.
Para edição 2016, Nova Andradina integra a lista de cinco municípios que irão trabalhar com o tema transversal Fetran Pedagógico, iniciativa que contempla a vivência do trânsito nas escolas. Neste segmento, as unidades com menor número de alunos apresentam suas ações lúdicas sobre o foco da dinâmica interdisciplinar. As escolas que representarão o município nessa modalidade são Professor Delmiro Salvione Bonin e Machado de Assis.
Para a secretária de educação Nair Lorencini Russo, o Fetran é uma oportunidade de sensibilizar crianças e adolescentes quanto à necessidade de adequação às normas e leis que regem o trânsito brasileiro. No Fetran os alunos têm a possibilidade de praticar os princípios de cidadania enquanto partícipes do trânsito, avaliou.
Pelo desempenho do município nas últimas edições, o coordenador pedagógico Euzébio Souza pontuou que os alunos de Nova Andradina estão comprometidos com a segurança no trânsito e com o bom convívio social. Na última edição, três escolas do município foram finalistas e uma delas foi a vencedora, o que reforça a integração das atividades pedagógicas à consciência cidadã no trânsito em nossas escolas, salientou.
Também compõem a equipe de coordenação do projeto, Cleide Nogueira, Ana Lúcia Vasconcelos, Nilma Giglio e Elza Satil. Além de ser uma referência por receber as peças de toda a região, Nova Andradina é destaque por conta de suas participações. Isso se deve ao empenho de toda uma rede articulada, que envolve desde os alunos, até os pais e responsáveis, professores, funcionários, coordenadores e a equipe de gestão, na figura da secretária Nair Russo e do prefeito Roberto Hashioka, que não medem esforços para estruturar essa rede, completou Euzébio Souza.
O Fetran
Realizado pela PRF com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Detran, o Fetran foi criado em 2004 e atualmente é realizado em outros oito estados e no Distrito Federal, que recebe os vencedores regionais para uma apresentação nacional.
As apresentações são divididas em categorias de acordo com a idade dos estudantes. Alunos da pré-escola até o 5º ano participam na categoria Infantil, estudantes do 6º ao 9º ano concorrem na categoria Infanto-Juvenil e o Ensino Médio participa da categoria Juvenil.