Aula Magna foi ministrada pelo secretário da ESA, advogado Cláudio de Rosa Guimarães A Finan (Faculdades Integradas de Nova Andradina), promoveu na noite de segunda-feira (20) a aula magna do curso de Direito, implantado recentemente em Nova Andradina. A aula magna foi ministrada pelo secretário da Escola Superior de Advocacia da OAB/MS, o advogado Cláudio de Rosa Guimarães. Presentes na solenidade, estiveram o professor mestre Lauro Andrey Monteiro de Carvalho, diretor presidente da Associação Educacional do Cone Sul (ASSECS), o professor Ivolim Monteiro de Carvalho, diretor da Faculdades Integradas de Naviraí, a professora Marlene Gayão, diretora das Faculdades Integradas de Nova Andradina, o advogado Gláucio Hashimoto, coordenador do curso de Direito da Finan, a deputada estadual e primeira-dama Dione Hashioka, o secretário de Finanças municipal, José Gilberto Garcia, o juiz da Comarca de Nova Andradina, Maurício Petrauski, o vereador Tito José, o advogado Walter Bernegozzi Junior, presidente da OAB Nova Andradina, o promotor Ricardo Benito Crepaldi, o defensor público Edson Cardoso, o delegado regional da Polícia Civil, Nadim Salles, professores, alunos e acadêmicos do curso de Direito da Finan. Lauro Andrey Monteiro de Carvalho disse que a vinda do curso de Direito para Nova Andradina é um sonho antigo. Desde 2003, a Finan apresentou a proposta de criação do curso. Em 2005, a faculdade recebeu a comissão do MEC, que avaliou o corpo docente, estrutura física, projeto pedagógico, acervo bibliográfico, e com isso recomendou ao Ministério da Educação com nota máxima a autorização do curso de Direito para Nova Andradina. No dia 27 de junho de 2007, foi publicada a portaria autorizando o funcionamento do curso de Direito no município. “Vejo concretizada a implantação de um sonho, a vinda do curso de Direito para Nova Andradina”, afirma. Os alunos da primeira turma de Direito do curso de Nova Andradina foram parabenizados pelo professor Lauro Andrey, que assumiu compromisso de prestação de ensino de excelência e compromisso com a qualidade, além de Nova Andradina se firmar no cenário municipal e estadual com o oferecimento deste curso. “Ter vivenciado a história deste curso, assistido o anseio da população pela sua vinda, e hoje estar aqui fazendo a abertura da aula magna, nos enche de bons sentimentos, orgulho, honra e satisfação e sensação do dever cumprido. O sucesso de vocês, alunos, será o nosso sucesso”, analisa. O secretário José Gilberto Garcia classificou o pólo estudantil de Nova Andradina como uma indústria sem poluição. A implantação do curso de Direito, segundo Gilberto Garcia irá consolidar o pólo estudantil do interior do Estado, além de ser a âncora principal nos cursos oferecidos em Nova Andradina. “No horizonte de cinco a seis anos Nova Andradina terá em torno de dez mil estudantes, o que vem a credenciar a cidade como pólo estudantil do interior do Estado”, analisa. Gilberto Garcia ainda falou sobre os esforços do prefeito Roberto Hashioka em consolidar Nova Andradina como pólo estudantil, com a vinda da UFMS, UEMS, universidades particulares e cursos profissionalizantes. “Esse curso consolida o trabalho do prefeito Roberto Hashioka para a vinda de universidades, coroando o trabalho do Governo Municipal. O êxito da administração de Hashioka está presente em todas as frentes, na área industrial, como sobremaneira na área estudantil de maneira geral, desde o ensino profissionalizante (oferecido pelo Sistema S), e principalmente na área universitária”, afirma. Cláudio Guimarães disse que a OAB recebe com satisfação a implantação de mais um curso de Direito no Estado, pois assim, os acadêmicos da região não precisarão terão mais uma opção para cursar Direito. Cláudio disse que o futuro profissional em Direito deve ter determinação e acreditar que pode construir um futuro melhor. “O bacharel em Direito encontrará diversos desafios. Por exemplo, a competitividade na advocacia e no caso do Poder Judiciário, que necessita de reformas, mas com certeza, o jovem que escolhe essa carreira terá um futuro brilhante”, destaca.