Participantes dos cursos de tratorista e eletricista industrial receberam certificados A Fundação do Trabalho de MS (Funtrab) realizou na tarde de quinta-feira, dia 29 de maio, a entrega de certificados dos cursos de eletricista industrial e tratorista. O evento foi realizado nas dependências da Câmara Municipal, com a participação de Vanessa Jamile, coordenadora de qualificação profissional da Funtrab, representando o diretor geral da entidade, Cícero Ávila de Lima, Edna Chulli, superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, representando o prefeito Roberto Hashioka, o presidente da Câmara Municipal, vereador Glauco José Lourenço, Sílvio Papacosta Junior, presidente do Sindicato do Comércio de Nova Andradina (Sinconova), Sandra Mara Denega, coordenadora regional do Senai, Antônio Sérgio dos Santos, presidente da Comissão Municipal de Emprego, e Maria Aparecida Valdez, gerente da Agência Pública de Emprego de Nova Andradina. A Funtrab é responsável pelas Políticas Públicas de Trabalho, Emprego, Renda e Qualificação Profissional no Estado. O órgão é vinculado à Secretaria de Estrado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária e tem por objetivo integrar ações de atendimento aos trabalhadores e empregadores, favorecendo a inclusão social através do trabalho. O Programa de Qualificação Profissional é realizado em parceria com Estado e Municípios, visando atender às demandas de qualificação de acordo com a realidade local. Todas as pessoas podem participar do programa, que oferece mais oportunidades para o ingresso no mercado de trabalho. O presidente da Comissão Profissional de Emprego, Antônio Sérgio, parabenizou a todos os trabalhadores que participaram dos cursos e afirmou que com a vinda de novas indústrias para o município, é muito importante a capacitação dos trabalhadores. “É muito importante a mão-de-obra qualificada”, destaca. Sandra Mara Denega, coordenadora regional do Senai, que foi a unidade executora do curso de tratorista, afirmou que a missão do Senai é capacitar a mão-de-obra para indústria, fomentando mais vagas de emprego. “Quando iniciamos os cursos, estamos cumprindo nosso papel na sociedade. Gostaria de parabenizar a todos que com muito esforço conseguiram concluir os cursos”, salienta. O presidente da Câmara, vereador Glauco José Lourenço, falando em nome do Legislativo Municipal, afirmou que a Câmara Municipal concentra esforços para oferecer cursos para a população, porque o mercado de trabalho é exigente. “Os cursos são muito importantes, porque quem está trabalhando vai melhorar o seu serviço, e quem está desempregado tem mais uma oportunidade de arrumar um emprego”, analisa. Edna Chulli, representando o prefeito Roberto Hashioka, afirmou que o Governo Municipal apóia incansavelmente a capacitação em todos os setores, sendo implantado durante a administração do prefeito Hashioka o Sistema S, que tem prestado relevantes serviços para a formação de mão-de-obra qualificada no município. “Há uma grande demanda para a qualificação profissional, pois o mercado busca sempre os melhores e mais capacitados para ocupar as vagas de emprego”, afirma. Edna anunciou ainda que em breve será disponibilizado um curso de costura industrial, em parceria com o Sebrae e Senai, que irá capacitar mão-de-obra para o pólo de costura de Nova Andradina e região. “É preciso investir em capacitação, o nosso prefeito Hashioka defende que todos participem de cursos, que são fundamentais para a qualificação profissional”, conclui Edna Chulli. Vanessa Jamile afirmou que o curso teve bons executores, e que os trabalhadores estão muito bem capacitados, atendendo ao mercado de trabalho, que é dinâmico, rápido e que tem grandes mudanças ao longo dos anos. “Espero que vocês façam um ótimo proveito do curso e tenham novas oportunidades de trabalho, com dignidade”, conclui.