De acordo com levantamento da Assomasul, 45 prefeitos de Mato Grosso do Sul participam do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas O prefeito de Nova Andradina, Gilberto Garcia, participa hoje e amanhã (dias 10 e 11) do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento deve reunir cerca de 3,5 mil prefeitos de todo País. De Mato Grosso do Sul, 45 prefeitos participam do encontro, mobilizados pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). Na reunião, serão discutidos os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com relação à mortalidade infantil, analfabetismo, sub-registro civil e agricultura familiar. “São quatro assuntos que são extremamente importantes e que sem a participação dos prefeitos fica muito mais difícil nós resolvermos esses problemas. E eu acho que nós temos que atacar isso como prioridade”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu programa “Café com o Presidente” de segunda-feira, dia 09. Durante os dois dias do “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas” também serão apresentadas ações que beneficiam os municípios e formas de acelerar a execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o objetivo de aquecer o mercado de trabalho. O tema desmatamento também deve ser colocado em xeque, discutindo ações para conter a degradação ambiental com os municípios. “Sabemos que tem 36 municípios são responsáveis pela maioria do desmatamento que aparece nas fotografias do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)|, diz o presidente. Na oportunidade, o prefeito Gilberto Garcia aproveita para manter contato com a bancada de MS no Senado e na Câmara Federal, visando buscar recursos para a realização de projetos que beneficiem Nova Andradina e região, como o Instituto Federal Tecnológico (IFET), campus de Nova Andradina, Hospital Regional, segunda etapa do contorno rodoviário, entre outras reivindicações.