Prefeito visitou obras de reforma e ampliação do Hospital Regional e da Farmácia Básica O prefeito Gilberto Garcia, acompanhado do secretário municipal de saúde, Norberto Fabri Junior, realizaram na tarde de segunda-feira, dia 12 de dezembro, visita às obras de reforma e ampliação do Hospital Regional e também às novas instalações da Farmácia Básica. O Governo do Estado está reformando os blocos A e B do Hospital Regional de Nova Andradina. Os serviços, que estão sendo executados pela empresa vencedora da licitação, Angra Construções Ltda., terão investimentos de R$ 1.481.784,25, de acordo com informações do Governo do Estado. O prédio do hospital está passando por uma ampla reforma nos dois blocos existentes e terá a substituição do piso, ampliação das salas, revisão na cobertura, execução de novas instalações elétricas, reforma geral nas instalações hidro-sanitárias e pintura completa. O hospital será adequado às normas do Conselho Deliberativo da Anvisa RDC-50, já aprovado pela Vigilância Sanitária, com objetivo de transformá-lo na categoria de hospital regional. Simultaneamente, ainda está sendo realizada a conclusão da ampliação do Hospital Regional, numa área de 2.019,37 m², com custo orçado em R$ 1.119.100,08, segundo informações do Governo do Estado. Estima-se que, ao final, serão empregados recursos da ordem de R$ 2,6 milhões para conclusão da reforma geral e da ampliação, lembrando ainda que pelo projeto, o Hospital Regional de Nova Andradina contará com 100 leitos, incluindo UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), centros cirúrgicos, e todas as dependências necessárias para o atendimento, inclusive de pacientes da região. O Bloco “B” contará com duas salas de cirurgia, uma de recuperação e passarela ligando ao Bloco “C”, que com a ampliação terá Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com dez leitos e dois de isolamento, quarto para plantonista, sala de equipamentos, vestiários feminino e masculino, sala de Depósito de Material de Limpeza (DML), uma sala de utilidades, rouparia, quatro enfermarias, um posto de enfermagem, uma sala de descanso de equipe e uma de rouparia. Já a ampliação do novo Bloco “D” contém 14 enfermarias, sendo cada posto de enfermagem contendo sala de serviço, salas de utilidades, rouparia, sala de DML, sala de curativos, além de uma brinquedoteca contendo sala de estar, refeitório, espaço para lazer, berçário e copa. Através de um convênio celebrado entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde, após a conclusão da reforma geral e da ampliação do Hospital Regional de Nova Andradina, o prédio será totalmente equipado. O projeto para a aquisição de equipamentos e móveis para o Hospital Regional já foi aprovado pelo Ministério, com investimentos previstos de R$ 2.887.800,00, que serão aplicados para equipar os 58 ambientes do hospital, oferecendo atendimento para todos os municípios da região do Vale do Ivinhema, tornando-se um centro de referência da saúde. Com o oferecimento deste atendimento, diminuirá o número de pacientes que precisarão se deslocar para a Capital para realizar procedimentos de alta complexidade. Nova Andradina como cidade-pólo, tem avançado muito em saúde, e com a conclusão do Hospital Regional, que está com as obras de reforma e ampliação em andamento, haverá uma excelente ampliação da oferta de leitos hospitalares, inclusive com unidade de terapia intensiva. O prefeito Gilberto Garcia está acompanhando os trabalhos, sabendo das necessidades dos pacientes de todo o Vale do Ivinhema, já que Nova Andradina será referência no atendimento regional. FARMÁCIA POPULAR – Já a Farmácia Popular, que será implantada na Rua Juscelino Kubistchek, 1421, faz parte do programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas farmácias a preço de custo para a população. O Farmácia Popular do Brasil oferece medicamentos que tratam das doenças com maior incidência no País. Estão disponíveis, também, preservativos masculinos cuja utilização é importante para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos. Além dessas, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo, além dos anticoncepcionais. Em Nova Andradina, a Secretaria Municipal de Saúde está aguardando a vinda dos medicamentos e equipamentos para que a Farmácia Popular possa iniciar seu funcionamento.