Camisetas doadas pela administração do prefeito Roberto Hashioka visam incentivar a doação de órgãos O Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de 200 camisetas para a Associação dos Doentes Renais Crônicos (Renasul). A entrega foi realizada pelo secretário Norberto Fabri Junior, visando incentivar a doação de órgãos. “Esta é uma das ações que realizamos por determinação do prefeito Roberto Hashioka, que trata a saúde de forma prioritária e investe para sempre proporcionar o melhor para nossa população”, analisa o secretário Noberto. A Renasul é uma entidade que atua na região da Grande Dourados e Ponta Porã, oferecendo apoio para os doentes renais crônicos. De acordo com levantamento da entidade, existem hoje 210 doentes renais crônicos que fazem hemodiálise em Dourados e Ponta Porã e 65 pacientes que já foram transplantados. Em Nova Andradina, são oito pacientes que utilizam a Clínica do Rim em Dourados para fazer hemodiálise, sendo que todos recebem total apoio da administração municipal para fazer o tratamento. A Prefeitura de Nova Andradina disponibiliza três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, um veículo Fiat Doblò para realizar o transporte dos pacientes, além de fornecer a alimentação em restaurante para os doentes renais em Dourados, após a hemodiálise. Ainda existem dois pacientes que são deslocados no período da tarde, em veículo Uno disponibilizado pelo Governo Municipal. José Braz Sovenico Andrade, um dos representantes da Renasul em Nova Andradina, afirmou que o município em breve contará com uma Casa de Apoio para os doentes renais, assim que as obras do Hospital Regional forem concluídas, quando a cidade passará a contar com 10 leitos de UTI para atender à região do Vale do Ivinhema. “Com o apoio do prefeito Roberto Hashioka, acreditamos que até o final do ano a casa de apoio esteja pronta para atender aos doentes renais. Só temos a agradecer o prefeito Hashioka pelo respaldo que ele tem oferecido aos doentes renais”, afirma. José Braz informou ainda que já está sendo feita em Dourados a captação de órgãos no Hospital Evangélico, o que facilitará os transplantes no Estado. Dados do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde revelam que o número de transplantes no Brasil aumentou em 44% nos últimos seis anos. Ainda segundo os dados, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul são os Estados que mais fizeram transplantes em 2007, se considerada a população de cada um. O prefeito Roberto Hashioka trata a saúde de forma prioritária, desenvolvendo ações e projetos que visem o bem estar de todos, indistintamente. Hashioka destacou os investimentos realizados nestes últimos sete anos, como a implantação de oitos Postos de Saúde da Família (PSF’s), sete na zona urbana e um no Distrito de Nova Casa Verde (este inclusive é uma Unidade Mista, ou seja, um mini-hospital), sendo que cinco deles estão funcionando em sede própria e um cuja sede está sendo edificada no Bairro Centro Educacional. As cirurgias eletivas, que evitam que o paciente se desloque para outras cidades para realizar procedimentos de média complexidade, foram uma constante durante as duas gestões do prefeito Roberto Hashioka. Somente em 2007, foram realizados no Hospital Cassems 102 procedimentos, totalizando R$ 47.951,56 em recursos aplicados e no Hospital das Clínicas Santa Helena foram realizadas 325 cirurgias, totalizando R$ 122.011,25 em recursos aplicados para tal fim. “Estamos avançando cada vez mais na saúde em Nova Andradina, e por determinação do prefeito Roberto Hashioka, iremos trabalhar para cada dia oferecer saúde com qualidade para nossa população”, conclui Norberto.