Nova Andradina passou 20 anos sem qualquer programa habitacional, antes das administrações de Hashioka Acreditando que a garantia de um teto para viver é fundamental para a dignidade de qualquer família, Hashioka vem trabalhando e buscando alternativas para ampliar os programas sociais, que objetivam diminuir as desigualdades sociais, especialmente no setor de habitação. O Programa “Nova Moradia”, implantado por sua primeira administração e que vem sendo implementado nesta segunda gestão, teve como objetivo a construção de casas populares. O sucesso, conforme explica, surgiu graças às parcerias conquistadas com os governos estadual e federal, possibilitando a inclusão de mais de 600 famílias já beneficiadas com a casa própria. Sem se deter diante de qualquer dificuldade, o prefeito continua atuando de forma a promover melhores condições de vida para as pessoas, especialmente as de baixa renda. Nesta semana, esteve em Campo Grande, e assinou convênio com o Governo do Estado, para a construção de 122 unidades habitacionais. Pelo documento assinado na Governadoria, com a presença do governador André Puccinelli e a deputada estadual Dione Hashioka, estas 122 casas serão construídas pelo Programa de Subisídio à Habitação (PSH), onde o município investirá o valor de R$ 3.500,00 por unidade, perfazendo um total de R$ 427.000,00, e ainda será responsável pela implantação de toda a infra-estrutura, incluindo as redes de água e energia elétrica. Hashioka também assegurou através de convênio com o Governo Federal, recursos para a construção de mais 40 unidades. Por este segundo projeto, a Prefeitura estará disponibilizando o terreno e também garante a infra-estrutura, água e energia elétrica. Com estes dois programas, que totalizam 162 casas, Hashioka garantiu, até o final de 2008, a construção de 800 casas populares. Vale lembrar que Nova Andradina viveu, antes de Hashioka, 20 anos sem receber qualquer programa habitacional, o que contribuiu para o crescimento vertiginoso do déficit no setor. “A minha maior satisfação é poder entregar a uma mãe as chaves de sua casa, para que ela possa abrigar sua família, e garantir a tranqüilidade de um teto para seus filhos”, afirmou Hashioka. Além destes convênios, o prefeito está ultimando os detalhes para efetivar o projeto já transformado em Lei, que objetiva beneficiar os professores da Rede Municipal de Ensino com a oportunidade de terem sua casa própria. De acordo com o prefeito a área já foi adquirida, e a seleção dos professores será feita pela Secretaria Municipal de Educação, com base nos critérios descritos no Projeto. O Executivo continua trabalhando, diz Hashioka, “para ampliar ainda mais as metas dos programas habitacionais, porque entendo este é um segmento que, além da finalidade social, ativa o comércio local, e principalmente, é um dos maiores geradores de postos de trabalho, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do município”, concluiu. Vale informar que o Prefeito ainda assinalou com novidades para o funcionalismo público, dizendo que está empenhado na implantação de um projeto para beneficiar o setor.